Na manhã de segunda-feira (24/04), os Correios inauguraram o Centro de Tratamento de Encomendas (CTE) na cidade de Guarulhos/SP. O investimento total na unidade no período 2023-2024 será de R$ 212 milhões. De acordo com a estatal, o terreno mede 24 mil m2, com mais de 19 mil m2 de área construída. A região atendida será a zona leste da capital, Guarulhos, Alto Tietê e São José dos Campos — ou seja, 15 municípios do estado de São Paulo.
O CTE Guarulhos ampliará a capacidade operacional e a qualidade dos serviços prestados aos clientes da estatal. Com potencial de tratamento de 700 mil encomendas/dia, o novo centro está inserido no projeto de expansão da malha de tratamento de encomendas dos Correios. Neste caso, tem previsão de recebimento da maior máquina de automação de triagem da empresa.
Fortalecimento dos Correios nacionalmente
Em seu discurso na solenidade de inauguração, o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, destacou que os Correios foram retirados da lista de privatizações pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Hoje damos um passo importante em direção ao cumprimento da missão que o presidente Lula confiou a todos nós: fortalecer os Correios em seu papel de integrador nacional”.
Além disso, o executivo ressaltou que os investimentos nesse sentido estão sendo realizados e que a inauguração da nova unidade é um exemplo. “Sabemos que a economia brasileira será fortalecida nos próximos anos, que o poder de compra das pessoas será recuperado, que a indústria voltará a crescer — e temos que estar preparados para esse crescimento”.
Participaram do evento: Juscelino Filho, ministro das Comunicações; Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios; Alencar Santana, deputado federal; José Rorício Aguiar de Vasconcelos, diretor de Administração dos Correios; Temístocles Rodrigues de Azevedo Júnior, diretor de Operações da estatal; José Marcos Gomes, superintendente estadual dos Correios em São Paulo Metropolitana; Rogério Bueno da Silva, vice-presidente do Sintect-SP, além de autoridades, convidados, gestores e empregados da empresa.