Os Correios informaram que, devido à pandemia de coronavírus, não há como garantir o cumprimento do prazo de entrega dos envios internacionais. Ou seja, os serviços de encomendas internacionais podem atrasar.
Segundo o comunicado, o encaminhamento e a distribuição foram prejudicados pela diminuição ou mesmo falta de voos, diminuição da quantidade de empregados alocados nas atividades de distribuição de objetos postais e até mesmo suspensão da entrega.
Sobre as importações, os Correios acrescentam ainda que em alguns casos a carga está com encaminhamento comprometido desde a origem, e está sendo mantido o contato com os correios do exterior para otimizar os envios. A lista dos países que estão com suspensão de envios pode ser conferida na página dos Correios.
Reclamações dos Correios
Segundo o Procon-SP, nos últimos quatro meses houve um aumento expressivo de reclamações contra os Correios. De março a junho deste ano, o atendimento da instituição já soma 1.568 queixas de consumidores, sendo o principal motivo de reclamação o não fornecimento do serviço com 951 casos. No mesmo período do ano passado, o total de reclamações contra a empresa era 315.
Na comparação entre os meses de março a junho de 2019 e o mesmo período deste ano, nota-se um crescimento de 398% nas reclamações. O principal problema questionado pelos consumidores no ano passado também era de não fornecimento do serviço (164 casos).