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Consumo de bebidas alcoólicas fora do lar recua no 1º trimestre

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O consumo de bebidas alcoólicas fora do lar registrou retração significativa no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do estudo Consumer Insights, da Worldpanel. A categoria apresentou queda de 34% em penetração, liderando o movimento de desaceleração no consumo fora de casa.

Consumo de bebidas alcoólicas fora do lar recua no 1º trimestre
(Imagem: Envato)

A redução foi impulsionada principalmente por dois grupos etários: Geração Z e Baby Boomers, que diminuíram sua presença em bares, restaurantes e outros pontos de consumo em 31% e 32%, respectivamente. Em sentido oposto, bebidas não alcoólicas como água sem gás, café e sucos prontos cresceram 15,2% em ocasiões de consumo entre os Millennials, refletindo um comportamento mais voltado ao bem-estar.

Mais dados

O levantamento também identificou mudanças na dinâmica do consumo fora do lar. Enquanto as bebidas alcoólicas perdem espaço, refeições e lanches se consolidam como principais vetores de crescimento, com aumento de 17,5% em penetração. Entre os canais, restaurantes, bares e vendedores ambulantes apresentaram alta de 0,5%, 0,9% e 1,3%, respectivamente, em unidades.

No curto prazo, o cenário geral ainda é de retração. As ocasiões de consumo fora do lar caíram 20,9% e o volume médio por visita teve queda de 13,8%. Já no longo prazo, a frequência de visitas aos pontos de venda subiu 7,8%, e as ocasiões de compra avançaram 4,4%.

“Mesmo com a retomada da mobilidade e o aumento da frequência em bares e restaurantes, observamos um consumidor mais seletivo, que desprioriza algumas categorias e reorganiza o consumo de acordo com novas rotinas e prioridades”, afirma Manoel Paiva, gerente sênior de atendimento da Worldpanel.

A edição mais recente do Consumer Insights acompanhou os hábitos de consumo de 7 mil pessoas em sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O estudo monitora de forma contínua o comportamento de compra em categorias como alimentos, bebidas, higiene e limpeza.