Com o Dia das Mães se aproximando, a expectativa do comércio é de aumento nas vendas, principalmente na semana que antecede a data. Uma pesquisa realizada pelo Méliuz aponta que a projeção deve se concretizar. 71,7% dos respondentes presentearam no Dia das Mães do ano passado, enquanto 86,4% pretendem presentear neste ano.
De acordo com o estudo, que tem 6% de margem de erro, os itens mais procurados são acessórios e calçados (36,5%), roupas (33,2%), perfumes e cosméticos (32,9%). O gasto médio dos entrevistados deve ficar entre R$ 101 a R$ 200, e a maioria (58,1%) deve optar por comprar em lojas online ou combinar compras entre lojas online e físicas.
Entre os fatores decisivos para decidir onde comprar, o melhor preço é o que mais influencia a escolha, seguido pela facilidade de pagamento e frete grátis. A maioria costuma comprar o presente algumas semanas antes do Dia das Mães (43,6%) e prefere pagar com cartão de crédito parcelado (45,6%). Ainda assim, 25,3% afirma buscar pelo presente somente na semana que antecede a data, nos últimos dias.
A pesquisa mostrou ainda que, entre os entrevistados que não pretendem comprar neste Dia das Mães, 44,7% não comemoram a data e 18,4% enfrentam limitações financeiras no momento.