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Consumidores gostariam que os profissionais de marketing investissem mais nos canais email, Facebook e Twitter

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

 Pesquisa conduzida pela ExactTarget revela que os consumidores preferem que a interação seja aperfeiçoada nesses canais já existentes, em vez de se investirem em novos canais

• No relatório foram identificadas diferenças nas preferências e comportamentos dos profissionais de marketing e dos consumidores

O novo estudo conduzido pela provedora global de softwares de marketing interativo ExactTarget mostra que os consumidores gostariam que os profissionais de marketing continuassem a investir mais esforços em email, Facebook e na web.

Intitulada Marketers from Mars (Marqueteiros são de Marte), a pesquisa verificou que 33% dos consumidores gostariam de mais investimentos em email, enquanto 24% nos sites das empresas e 22% gostariam de mais investimentos em uma melhor interação através do Facebook.

No relatório, baseado em dados do mercado norte-americano, foram identificadas e contrastadas as preferências e comportamentos dos profissionais de marketing e dos consumidores. “Embora os dados não sejam centrados no mercado brasileiro, os resultados podem ser facilmente aplicados ao rápido crescimento e à adoção que o Brasil está vivenciando em relação a esses canais”, afirma Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget no Brasil.

“Nosso objetivo é alertar os profissionais de marketing para que, cada vez mais, levem em consideração os comportamentos e preferências dos seus consumidores, evitando que influências pessoais interfiram no desenvolvimento de estratégias de comunicação para o seu público e, com isso, possam se comunicar de forma relevante através desses canais. Os dados mostram que o investimento no atendimento ao cliente é a maior prioridade. Sendo assim, as equipes de marketing devem ter em mente que é indispensável manter o foco no que já tem sido realizado em email, Facebook e website, criando experiências cada vez mais consistentes”, complementa Edson.

“Os consumidores estão mudando de uma interação através de um único canal, para uma relação cross-channel”, declara Jeff Rohrs, Vice-presidente de Pesquisa de Marketing & Educação da ExactTarget. “Nosso estudo Marketers from Mars (Marketeiros são de Marte) apresenta uma visão exclusiva sobre as expectativas dos consumidores, fornecendo informações importantes para que os profissionais de marketing evitem adotar ações criadas por seus próprios conceitos ao desenvolverem uma estratégia”, diz.

Considerando as interações por email, Facebook e Twitter, a pesquisa constatou que:

Email

  • 45% dos profissionais de marketing interagem com as marcas por email, enquanto a interação através desse mesmo canal é representada por 36% dos consumidores que possuem smartphone e 49% dos que não possuem smartphone.
  • 93% dos profissionais de marketing e 49% dos consumidores já realizaram uma compra a partir de uma mensagem de email marketing.
  • 93% dos consumidores são assinantes e recebem informações por email de pelo menos uma empresa.

Facebook

  • 21% dos profissionais de marketing preferem interagir com as empresas no Facebook, comparado a 31% dos consumidores que possuem smartphones e 26% dos consumidores que não possuem smartphone. Dessa forma, a rede social configura-se como o segundo lugar preferido de interação para profissionais de marketing e consumidores.
  • 58% dos consumidores “Curtiram” uma marca pelo Facebook, o que representa um crescimento de 20% desde 2010.
  • 41% dos profissionais de marketing revelam ter realizado uma compra como resultado de uma campanha vista pelo Facebook, enquanto esse percentual é representado por 21% dos consumidores.

 Twitter

  • Dentre os usuários ativos do Twitter, 58% dos profissionais de marketing e 46% dos consumidores seguem marcas e recebem informações sobre novos produtos.
  • 61% dos profissionais de marketing seguem pelo menos uma empresa no Twitter.
  • 12% dos consumidores seguem uma marca no Twitter, total que representa um aumento de 7% em relação a 2010.

Para realizar o download da pesquisa na íntegra (em inglês), acesse aqui. Ou para ter acesso a versão resumida em português, clique aqui.

Baseada em uma análise realizada com 1.200 consumidores e 400 profissionais de marketing dos Estados Unidos, Marketers from Mars (Marketeiros são de Marte) é o mais recente estudo que integra a série de pesquisas Subscribers, Fans and Followers conduzida pela ExactTarget. Esses estudos fornecem informações e dados exclusivos coletados a partir de entrevistas e pesquisas de comportamento sobre como os consumidores interagem com as empresas nos canais digitais.

O lançamento segue a divulgação de um recente estudo conduzido pela Forrester Consulting em nome da ExactTarget que indicou que 35% dos profissionais de marketing classificam como sendo um desafio a gestão integrada de campanhas de marketing em múltiplos canais digitais – em contrapartida, 78% afirmam considerar o marketing cross-channel  importante ou muito importante para seus negócios. Para acessar o estudo completo (em inglês), visite www.exacttarget.com/CrossChannelStudy.