Logo E-Commerce Brasil

Consumidor está mais preocupado com inflação em 2025, diz estudo

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Com a virada de ano e a instabilidade econômica carregada de 2024, 62% dos brasileiros estão preocupados com a inflação dos produtos de consumo rotineiro, como mantimentos e gás. Além disso, o crescimento da taxa de juros e o desemprego são incluídas como parte das principais preocupações do consumidor para o início de 2025. Os dados são do Consumer Pulse, estudo realizado trimestralmente pela TransUnion.

Consumidor está mais preocupado com inflação em 2025, diz estudo
(Imagem: Envato)

De acordo com a datatech, o orçamento familiar apresentou cortes no ano passado. Cerca de metade dos consumidores afirmou ter reduzido gastos com alimentação fora de casa (65%), viagens (54%), e roupas e acessórios (50%). Apesar disso, 74% das pessoas entrevistadas se mostraram otimistas em relação às finanças de suas famílias para os próximos 12 meses.

No último trimestre de 2024, 58% dos entrevistados responderam que o acesso a produtos de crédito é muito importante para atingir suas metas financeiras. Para este ano, 38% dos entrevistados planejam solicitar um novo crédito ou refinanciar algum já existente. Os serviços mais procurados o empréstimo pessoal, novo cartão de crédito e aumento de limite nos cartões existentes.

Busca por crédito

A demanda por crédito em 2025 se concentrará nas gerações mais novas: geração Z (46%) e millennials (43%) são os que mais planejam a solicitação de novo crédito ou refinanciamento do crédito existente. A lista conta com participação da geração X (36%) e dos baby boomers (20%).

Apesar do interesse em contratar o produto financeiro, quase metade das pessoas consumidoras relatou que consideraram solicitar novo ou refinanciar o crédito existente, mas desistiram diante do alto custo (43%).

Também foram motivos para não efetivarem a solicitação a visão de que o refinanciamento não faria diferença suficiente nos pagamentos (23%) e até mesmo por decidirem que não precisavam do crédito (21%).

O consumidor na era digital

A qualidade da conexão e o custo do serviço de internet foram apontados por 20% das pessoas entrevistadas como um obstáculo para ampliar o uso das tecnologias de novas maneiras. Além disso, 37% dos respondentes consideram roubo de identidade e fraudes de cibersegurança como empecilhos.

Ainda sobre o comportamento dos respondentes diante das tecnologias digitais, 75% dos entrevistados demonstraram preocupação com o compartilhamento de informações pessoais. O principal motivo, de acordo com a Consumer Pulse, é o fator de sentirem uma invasão de privacidade. Além disso, eles deixariam de preencher uma solicitação online de um produto financeiro se o formulário pedisse dados como número de telefone (24%), renda (20%) e endereço (14%).

Proteção de identidade

Quase um terço das pessoas afirmaram terem sido alvos de fraudes nos últimos três meses. Os esquemas de fraude mais relatados foram o golpe do Pix (30%), smishing (29%), ou seja, mensagens de texto fraudulentas com o objetivo de enganar as pessoas para que revelem informações; e vishing (27%), que são chamadas telefônicas fraudulentas com o objetivo de ludibriar consumidores para que revelem informações.

A pesquisa Consumer Pulse da TransUnion foi realizada com 1 mil adultos entre 25 de setembro a 6 de outubro de 2024, em parceria com o provedor de pesquisa terceirizado Dynata.