Pesquisa realizada pelo Mercado Livre e pelo Mercado Pago indica que os consumidores brasileiros iniciam 2026 mais planejados e atentos ao custo total das compras online. O levantamento ouviu mais de 4,6 mil pessoas de todas as regiões do país, entre os dias 6 e 7 de janeiro, durante o Descontaço, primeira campanha promocional proprietária da companhia no ano.

De acordo com o estudo, para 80% dos entrevistados, frete grátis e condições de entrega têm peso semelhante ao desconto no momento da decisão de compra. O dado reforça a percepção de que o consumidor avalia o valor final da compra, e não apenas o percentual promocional anunciado. Segundo Cesar Hiraoka, diretor sênior de Marketing do Mercado Livre, o perfil do consumidor está mais racional.
O comportamento também aponta maior planejamento. Cerca de 45% afirmam usar campanhas promocionais para adquirir itens que já estavam previstos no orçamento. Entre as categorias mais buscadas neste início de ano aparecem Eletrônicos, com 15% das menções, seguidos por Material Escolar e Acessórios para Veículos, ambos com 12%, além de Moda, com 10%.
Dados da pesquisa também mostram que 60% dos consumidores confiam em recomendações de afiliados e criadores para identificar bons preços. Com o incentivo do social commerce, as compras têm cada vez mais decididas pelas interações e demonstrações práticas dos produtos.