Logo E-Commerce Brasil

Consultas para validação cadastral crescem em 2021, mostram dados do Data Engine

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A validação cadastral vem ganhando cada vez mais espaço e se tornando importante para empresas dos mais diversos ramos. Dados coletados pelo Data Engine, solução da Cedro Technologies que realiza estas validações para processos de compliance e antifraude, confirmam esta tendência.

Estes dados foram coletados entre os meses de janeiro e novembro de 2021. Ao longo do ano passado, as mais de 200 empresas que utilizam o Data Engine realizaram mais de 500 mil consultas, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2020.

Destas 500 mil consultas, 85,7% foram voltadas para Pessoa Física (PF), enquanto as demais ocorreram para Pessoa Jurídica (PJ).

Com relação aos tipos de consultas, a de compliance para Pessoa Física foi a mais predominante ao longo de 2021, correspondendo a 37% do total, seguida por Compliance para Pessoa Jurídica (11%), Módulo de Risco para Pessoa Jurídica (9%), Dados Cadastrais Completos (9%) e Dados Cadastrais para Pessoa Física (6%).

Aumento expressivo da Análise de Risco

Uma consulta que teve um aumento expressivo em 2021 foi a Análise de Risco, utilizada, a partir de critérios definidos pela empresa, para definir se um cliente pode trazer um risco baixo, médio ou alto para seu negócio.

Este tipo de consulta registrou um aumento de mais de 40,000% de 2020 para 2021. No total, ela foi utilizada mais de 20 mil vezes pelas empresas que contam com os serviços do Data Engine.

Este aumento foi uma consequência da criação da CVM-16 e da CVM-35, normas que regem as empresas do ramo do mercado de capitais, que estão entre os vários negócios que utilizam os serviços da plataforma.

Vantagens

Infelizmente, muitos negócios, independente do ramo em que atuam, estão sujeitos a fraudes dos mais variados tipos. Desta forma, adquirir uma plataforma que automatiza este processo e traz resultados até cinco segundos, como é o caso do Data Engine, pode ser uma solução importante para o problema.

Outro ponto que reforça a importância de ter esses processos para seus negócios é que muitas empresas precisam se adequar às normas do ramo em que atuam.

Este é justamente o caso das corretoras de valores, que precisam estar em compliance com as regras estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Além disso, utilizar uma plataforma de validação cadastral representa um pequeno investimento em tecnologia, que traz um benefício enorme: evitar grandes perdas financeiras por conta de fraudes.

Caso queira ver o relatório, na íntegra, clique aqui para fazer o download gratuito do e-book.

Data Engine e Guide Investimentos

Uma empresa que se beneficiou bastante com os serviços do Data Engine foi a Guide Investimentos. A corretora de valores contratou a plataforma para otimizar o processo de validação cadastral, bem como tornar o processo de onboarding de novos clientes mais digital e dinâmico.

Com a solução, a Guide conseguiu realizar os dois processos em uma única plataforma, o que trouxe melhorias no fluxo de cadastro, redução de custos, entre outros benefícios.

Clique aqui para conhecer melhor este case de sucesso.

Sobre o Data Engine

O Data Engine é a solução da Cedro Technologies que simplifica processos de compliance, validação cadastral e redução de fraudes em uma única plataforma. Com mais de 2 mil clientes ativos, 60 mil validações cadastradas, 130 mil dossiês gerados e 103 fontes de dados disponíveis para os usuários, ele é a plataforma de automatização de processos que mais cresce no mercado.

Entre as empresas que utilizam essa solução estão RB Investimentos, Cargill, Azimut brasil, SESI, Young Living e muitas outras. Acesse o site do Data Engine e confira agora como ele pode te ajudar com Validação Cadastral, Antifraude, Background Check, Compliance e os principais dados que sua empresa precisa: dataengine.com.br

Leia também: Aumenta número de empresas que atuam com comércio eletrônico.