Logo E-Commerce Brasil

Como vender mais no e-commerce usando a sazonalidade

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Certamente, vendas é um dos tópicos que merece atenção e discussão, já que elas sustentam a maioria dos negócios. Em outras palavras, para que uma empresa cresça e prospere, é imperativo que haja atividade de comercialização.

Por isso, com o objetivo de auxiliar empreendedores a alavancar as vendas no e-commerce, este conteúdo vai apresentar o conceito de sazonalidade e como ele pode impulsionar as vendas online. 

Banner digital da empresa Vello, sobre como vender na sazonalidade
Imagem: reprodução

O que é sazonalidade?

A palavra “sazonal” refere-se a algo temporário, ou seja, que ocorre em momentos específicos. Portanto, a sazonalidade está relacionada a eventos ou ocorrências que se repetem em determinadas épocas.

Esse conceito é frequentemente aplicado a produtos que são criados em épocas específicas do ano, como alimentos ou outros bens materiais. Além disso, festas e eventos que acontecem em dias ou meses específicos também são influenciados pela sazonalidade.

Mas afinal, como aplicar a sazonalidade de forma prática para aumentar as vendas no e-commerce? A seguir, estão alguns pontos primordiais para usar a estratégia sazonal a seu favor.

Compreendendo a sazonalidade do produto

Em primeiro lugar, é essencial que o empreendedor possua um entendimento sólido sobre a sazonalidade específica dos produtos comercializados. Por exemplo, se o e-commerce oferece biquínis direcionados às regiões sul e sudeste, é crucial reconhecer que as vendas tendem a declinar significativamente durante o inverno. 

Para contornar essa situação, uma estratégia eficaz consiste em direcionar campanhas específicas à região nordeste, onde o clima quente prevalece o ano todo.

Planejamento estratégico de estoque

Um planejamento de estoque muito bem feito é fundamental para evitar a escassez de produtos, durante os picos de vendas. Por isso, empreendedores que têm e-commerce devem considerar o volume de vendas no mesmo período do ano anterior, bem como o crescimento percentual da empresa ano após ano. Dessa forma, é possível garantir que haja produtos disponíveis para atender à demanda sazonal.

Estratégias de comunicação antecipada

Para otimizar os períodos de alta demanda, é imprescindível antecipar-se. Por exemplo, se a loja online possui um prazo médio de entrega de 7 dias, não é recomendável iniciar uma campanha na mesma semana da data comemorativa. Afinal, se tiverem receio de que os produtos não cheguem a tempo, os consumidores podem hesitar em fazer compras (e não comprarem). Portanto, o planejamento antecipado da comunicação é fundamental.

Promoções estratégicas

Ao identificar um período específico em que as compras tendem a diminuir, chegou a hora de apostar em promoções e ofertas específicas para estimular mais vendas. Essa abordagem estratégica pode atrair a atenção dos clientes e incentivá-los a fazer compras, mesmo durante períodos menos movimentados.

Conclusão

Com esses pilares fundamentais em mente, as empresas estarão preparadas para otimizar as estratégias sazonais no e-commerce. Mas caso deseje acelerar esse processo com quem entende do assunto, a fim de impulsionar ainda mais o crescimento da loja online, clique aqui e descubra a metodologia que já foi utilizada e comprovada por mais de 300 empresas.