Logo E-Commerce Brasil

Como encontrar um nicho para investir no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Muitos empreendedores já descobriram as vantagens de se investir no e-commerce, mas com o mercado do comércio eletrônico em crescimento e cada vez mais competitivo, é importante descobrir qual segmento é o mais adequado para atuar antes de investir capital em uma loja virtual.

E-commerces que vendem uma variedade grande de produtos têm concorrência muito alta, com grandes empresas já consolidadas no mercado. Para quem vai começar, é recomendado que escolha um nicho de mercado, ou seja, escolher um segmento de mercado e de público cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. De acordo com pesquisas sobre conversão em vendas no e-commerce, os grandes varejistas têm conversão de 1% em média, enquanto as lojas virtuais voltadas para nichos têm conversão de 40% em média.

Para ter sucesso no comércio eletrônico, a escolha do nicho de atuação deve ser feita levando em consideração seus interesses, as coisas que você gosta de fazer e paixões e a viabilidade do mercado.

Listar coisas que você gosta de fazer, coisas que admira e pelas quais que tem paixão pode ajudar muito no começo dessa escolha por um nicho de mercado. O e-commerce, assim como qualquer outro negócio, exige dedicação do empreendedor e unir o trabalho ao prazer tornará esse esforço mais agradável. Com essa lista em mãos, associe produtos com os itens da sua lista e veja se existe um nicho de mercado e de público para os produtos do segmento que você tem paixão.

Encontrar um problema de um público específico é uma grande oportunidade para o e-commerce. Encontrando um problema, você está encontrando um nicho de mercado para atuar vendendo a solução criada por você para ele.

Use seus contatos para descobrir a viabilidade do seu e-commerce. Ao pensar em um nicho de mercado, converse com seus amigos, vá a eventos sobre esse segmento e troque ideias com palestrantes e especialistas. Às vezes um nicho oferece dificuldades para atuação nele que não conhecemos e aprender com a experiência dos outros pode ajudar a superar essas dificuldades no começo ou ajudá-lo a escolher outro nicho de  mercado.

Fazer uma pesquisa de mercado é imprescindível em qualquer negócio, não sendo diferente no e-commerce. Essa pesquisa de concorrentes e de como o produto será produzido e distribuído entre outras informações importantes é uma das etapas mais importantes pelas quais o empreendedor deve passar, é o que vai dar suporte ao planejamento de todo o negócio.

Essas ações podem facilitar a escolha do melhor nicho de atuação no e-commerce. Planeje-se e boas vendas!

Com informações de Bleez