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Como as oportunidades logísticas se apresentam?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Algumas opções existentes no comércio eletrônico são proeminentes e exclusivas para que lojistas consigam dinamizar as suas operações ao longo da cadeia comercial. A partir do momento em que algumas empresas desenvolvem dinâmicas e atividades no e-commerce o fluxo operacional delas começa a exigir dinâmicas independentes para que toda a operação funcione sem ser comprometida, os gestores iniciam uma caminhada de convergência entres as tendências e suas estratégias de vendas.

As marcas estão a procura de um diferencial que seja interessante para o público e assim consigam se destacar frente a concorrência, para tanto procuram cada vez mais investir em maneiras personalizadas de compras, onde o cliente consiga adquirir um produto ou serviço exclusivo para ele. Portanto, vê-se importante desenvolver uma gestão de inteligência para as operações logísticas no e-commerce, sem comprometer o negócio e assim atender as demandas existentes.

Qualquer detalhe operacional requer a estruturação do trajeto de experiência do cliente, construir esse caminho, dentro do mundo virtual, requer estar preparado para suportar dinâmicas de consumo atuais num fluxo, consideravelmente, rápido que vem se consolidando de forma exponencial. As soluções que o mercado oferece são direcionadas à mitigação de processos morosos e burocráticos, dessa maneira a gestão consegue focar na estruturação da jornada de experiência do cliente. Os marketplaces são ótimos para facilitar o acesso aos consumidores, pois eles possuem uma plataforma moderna, segura e acessível para expectativa de qualquer consumidor virtual.

Hoje, podemos dizer que a realidade do comércio virtual é explicitamente atender ao cliente de forma rápida e eficiente, já sabendo que o consumidor espera que essa troca do ambiente físico pelo online seja para tornar a operação mais ágil e fácil, isso também inclui dizer da importância em atender ao prazos, pois são exatamente eles que comandam toda a dinâmica do negócio.

Toda experiência de consumo irá terminar quando o cliente obtiver o seu pedido em mãos, ali estará concluída um grande parte desse processo – não podemos nos esquecemos do pós venda; mais ainda sobre o prazos, quando o cliente solicita o pedido e faz o pagamento é muito claro que algumas expectativas foram formuladas até que esse produto chegue de fato em suas mãos, agilizar a mecânica de postagens desses produtos é uma etapa crucial. Pois veja, assim que o empreendedor consegue organizar sua loja, desenhar seu espaço, conquistar alguns clientes, manter o tráfego de consumo tem total influência com o comprimento médio das expectativas daqueles consumidores, tornar a entrega do produto algo mais ágil só vai gerar credibilidade às suas operações.

Ao considerar que estamos entrando numa maré de oportunidades crescentes para realização de vendas no mercado digital, é oportuna a reflexão constante de como podemos enfrentar os comportamentos dos consumidores e facilitar a gestão do negócio aderindo a automações logísticas disponíveis.