Logo E-Commerce Brasil

Comércio eletrônico deve crescer 32% em 2021, estima XP Investimentos

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Em 2021, o comércio eletrônico deve continuar em alta, após o aumento exponencial no ano passado devido à pandemia de Covid-19. Neste ano, a alta deve ser 32%, segundo expectativa do relatório da XP Investimentos.

O levantamento mostra que o mercado ainda tem espaço para a expansão no Brasil. Em 2019, por exemplo, a taxa de penetração das vendas online ficou em 6%. No ano passado, esse índice fechou em 9%.

A maior contribuição para esse resultado veio do segmento de eletrônicos, que registrou um quarto de todos os pedidos. Na sequência, a categoria de jogos contribuiu cerca de 19%.

O relatório também ressalta que, diferente de outros países, como Estados Unidos e China, onde uma única companhia domina o e-commerce, no Brasil existe uma forte concorrência interna — com marcas fortes e consolidadas — além da concorrência externa, como Amazon e Alibaba.

Parte desse crescimento está ligado aos serviços financeiros oferecidos pelas empresas, como carteiras digitais e cashback, segundo o levantamento. Outra tendência que deve se fortalecer é o ‘figital‘, união dos termos físico e digital.

Leia também: Reino Unido estuda implantação de imposto sobre comércio eletrônico

Fonte: CNN Brasil