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Chocolate, panetone e itens de higiene e beleza são opções presenteáveis no Natal, aponta Kantar

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Com a menor taxa de desemprego desde 2014 e o oitavo resultado trimestral positivo seguido do PIB, a economia tem melhorado lentamente. Em vista disso, há uma visão de que as compras de presentes de Natal poderão estar mais aquecidas no varejo este ano. De acordo com as informações da Kantar, três categorias se destacam como opções presenteáveis: higiene e beleza, chocolates e panetones. As três somaram R$ 1,7 bilhão em presentes no ano passado.

(Imagem: Freepik)

O levantamento também apontou que 18% do faturamento da cesta de higiene e beleza em dezembro é relativo a presentes, um número que ficou abaixo apenas das compras de Dia das Mães, com 25%. Em 2022, 9,7 milhões de pessoas ganharam presentes da categoria. Cada uma recebeu, em média, 3,4 unidades, o que equivale a R$ 84,27.

Higiene e beleza

Dentro da categoria, os presentes mais comprados foram de perfumaria, com 47,2% de importância em valor em dezembro do ano passado. Seguido pelo creme corporal, com 17,5%. Contudo, ambos cederam espaço para opções mais acessíveis. Isso porque 1/3 do faturamento da categoria foi composto por “mimos” de no máximo R$ 30.

Chocolates

Sobre a cesta de chocolates, 24,6 milhões de pessoas foram presenteadas com o doce no Natal do ano passado – o que corresponde a 17% dos indivíduos. Cada um deles ganhou em média 360 gramas e o equivalente a R$ 18,87.

Os consumidores gastaram bastante com bombons devido ao seu formato de preço, que é 10% abaixo da média de presentes natalinos, além da possibilidade de compartilhamento. É importante observar que a maior parte das lembrancinhas dentro da cesta (55,1%) ficou na faixa de preço entre R$ 10 a R$ 20.

Panetones

A categoria que simboliza o Natal, o panetone, cresce como opção de presentes ano a ano. Como em 2020 e 2021, por exemplo, em que apresentou uma alta de 76% em consumo, dado que reflete a recuperação pós-confinamento. Já entre 2021 e 2022, o alimento teve um aumento de mais 3% em volume.

O sabor tradicional de frutas cristalizadas segue sendo o líder e avançando como escolha na hora de presentear. No Natal de 2022, ele apresentou 44,9% de importância em volume. A maior parte dos panetones comprados para presente na última comemoração se concentrou em tamanhos de 500 gramas ou mais (48%), destacando-se as versões recheadas ou com cobertura.

Luisa Teruya, Gerente de Marketing da Kantar, ressaltou que “os canais de compra devem levar em conta que dezembro é um mês em que há diversos estímulos além da média – férias, festas, compromissos, comunicação in e outdoor, online e offline, presentes, entre outros. Nesse sentido, não apenas preço, mas conveniência, rapidez e sortimento adequado podem fazer a diferença na disputa pela preferência do consumidor.”