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Cedro Technologies deseja reduzir fraudes no e-commerce com sua solução Data Engine

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A Cedro Technologies conta diversas soluções focadas no mercado financeiro e agora, também deseja apoiar o setor de e-commerce a reduzir e evitar fraudes em seus negócios. Para isso, a empresa possui o Data Engine, um de seus produtos de maior destaque.

Abaixo, entenda o que é exatamente o Data Engine, como ele pode ajudar o setor de e-commerce a reduzir fraudes e alguns cases de sucesso desta solução da Cedro Technologies.

O que o Data Engine tem a oferecer

O Data Engine é uma solução antifraude que, por meio de vários processos, consegue validar e consultar informações visando reduzir o risco de fraudes nas empresas.

Duas de suas funções mais importantes são o OCR e o Face Match, que têm ajudado muito o setor financeiro a trazer segurança para o negócio e garantir a melhor experiência para o cliente.

O OCR – Optical Character Recognition – consiste na transcrição de informações contidas em um documento através de um arquivo de imagem. Por exemplo, o seu cliente ao executar um cadastro para efetuar uma compra no seu e-commerce, poderá enviar uma foto do documento e por meio dele, você conseguirá transcrever informações como nome completo, número do RG, data de nascimento, etc.

Já o Face Match tem o processo parecido, mas envolve o reconhecimento de uma foto da pessoa. Isso é solicitado para identificar se aquele documento, de fato, pertence a quem está efetuando o cadastro.

Outra funcionalidade que permite mais segurança, reduzindo o risco de fraude, é a validação cadastral. Enquanto seu cliente está realizando o cadastro em seu site, simultaneamente, o Data Engine faz consultas em fontes diversas, que irão validar a autenticidade daqueles dados.

Para validar informações de antecedentes, existe o Background Check, que valida informações de envolvimento em processo jurídicos, análise de crédito e outras consultas. Ele também pode ser usado também para validar dados de fornecedores e parceiros de um e-commerce.

Existem várias outras funcionalidades que visam reduzir o risco de fraudes. Essas práticas fazem parte do processo de KYC – Know Your Client – que visam conhecer melhor o cliente com o qual está iniciando uma relação, funcionando da mesma forma para colaboradores, parceiros e fornecedores.

Cases de sucesso

A Guide Investimentos usa o Data Engine desde 2017 e é a principal ferramenta de validação cadastral da empresa. A Guide necessitava de um parceiro que conseguisse trazer mais segurança para a empresa, mas também garantir uma boa experiência ao cliente final. Além disso, também buscava um fornecedor que conseguisse digitalizar e integrar todo o seu processo e encontrou todas essas soluções no Data Engine.

A Vitreo, outra corretora de investimentos, também buscava um parceiro que conseguisse integrar seu processo de onboarding (ou cadastro digital) com a validação cadastral dos seus clientes. O Data Engine conseguiu executar essa demanda, entregando ainda uma análise completa de risco dos clientes, em que, por meio de critérios definidos pela empresa, cada cliente recebe um alerta do risco que representa ao negócio.

Esses são alguns dos clientes que confiam no Data Engine para fazer todo o processo de compliance, onboarding e antifraude.

Atuação no e-commerce

Visto todos esses benefícios que o Data Engine possui, a Cedro busca expandir sua atuação com a solução para o mercado de comércio eletrônico.

Diante do cenário de aumento de fraudes no mundo digital, principalmente quando falamos de compras fraudulentas em e-commerces do Brasil, o Data Engine consegue agregar muito valor para o setor. Dentre os benefícios, temos alguns que são essenciais.

Redução de fraudes

Com tudo que já foi falado, fica claro que o maior benefício que a solução oferece ao setor é a redução do risco de fraudes. Isso porque consegue fazer a validação e consulta cadastral dos seus clientes, validando dados e informações que garantam autenticidade e segurança ao processo, tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes.

Redução de prejuízos financeiros Com a redução de fraudes, a empresa não terá que arcar com prejuízos financeiros decorrentes delas. Por exemplo, não será preciso ressarcir clientes por compras fraudulentas e enfrentar processos por parte de pessoas que tiveram seus cartões clonados e usados em compras, além de outras fontes de perdas financeiras.

Produtividade da equipe Com a automatização do processo de consulta e validação cadastral, sua equipe conseguirá dedicar mais tempo a tarefas mais estratégicas e que agreguem valor ao negócio.

Segurança e experiência de qualidade para os clientes

Com processos de antifraude eficientes, tanto a empresa quanto seus clientes se sentem mais seguros. A pessoa sente mais confiança e segurança na hora de efetuar a compra, por saber que aquela empresa preza por práticas desse tipo, além de oferecer uma experiência mais satisfatória.

Com todas essas funcionalidades e benefícios, o Data Engine e a Cedro estão prontos para apoiar as empresas de comércio eletrônico a reduzirem o risco de fraudes em seus processos. Ficou claro o quanto a solução tem a agregar para o setor e o quanto a Cedro está preparada para garantir que melhorias sejam feitas de forma contínua.

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