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Capixabas veem potencial para o e-commerce no Espírito Santo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O seminário do Ciclo MPE.net realizado nesta quinta-feira, 13/6, em Vitória, Espírito Santo, atraiu cerca de 250 pessoas. O público participou de uma série de nove palestras sobre e-commerce e da apresentação de um case de sucesso local. O evento, promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), aconteceu no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia.

Participaram da mesa de abertura o diretor regional dos Correios no Estado do Espírito Santo, Rafael Carpanedo Fiório, o diretor de atendimento do Sebrae-ES, Ruy Dias, e Felipe Ronan, do Uol Host. Os representantes das principais empresas patrocinadoras do Ciclo MPE.net ressaltaram, para o público que lotou o auditório de Centro de Convenções de Vitória, o grande interesse dos empresários e das entidades que os representam pelo comércio eletrônico.

Fiório falou dos grandes investimentos dos Correios para incrementar a logística do e-commerce. No Espírito Santo, particularmente, a estatal está construindo um novo centro de distribuição no município de Serra. Ruy Dias mencionou os esforços do Sebrae para apoiar os micro e pequenos empreendedores a realizaram novos negócios nesse setor. Ele apontou para o caráter estratégico do e-commerce na incorporação de inovações na economia. Já Felipe Ronan constatou o crescimento da participação do público das grandes cidades brasileiras em eventos como o Ciclo MPE.net.

O e-commerce no Espírito Santo possui diferenciais competitivos importantes. O setor é beneficiado por incentivo tributário. Por meio do Decreto  2.940-R, o Estado criou um regime especial para apuração do ICMS para empresas que atuam no comercio eletrônico. Desse modo, o imposto foi reduzido em 5% nas operações com carga tributária de 25%; 3,3% nas operações com carga tributária de 17%; e 2% nas operações com carga tributária inferior a 17%.

Segundo Frederico Cipriano, palestrante dos Correios, o diferencial competitivo capixaba se baseia na combinação dessas condições tributárias especiais com o enorme potencial logístico do Estado, que faz com que os custos de infraestrutura sejam significativamente inferiores (15% a 18%) aos demais estados do Sudeste.

Exemplo vivo dessas condições excepcionais foi oferecido ao público do Ciclo MPE.net pela apresentação de um case de sucesso local: a wine.com.br. A empresa capixaba tornou-se em cinco anos a maior loja virtual de vinhos da América Latina. O gerente de criação, Paulo Henrique Munhoz, mostrou o histórico de faturamento, que saltou de R$ 8 milhões, em 2009, para R$ 153 milhões neste ano.

O público de Vitória também testemunhou a novidade da edição deste ano do Ciclo MPE.net: as oficinas especiais, que acontecem no dia seguinte ao seminário. Duas delas foram oferecidas pelo Sebrae, com o  objetivo de orientar os participantes a construir sua loja virtual. A outra foi preparada pelo Mercado Livre para demonstrar o passo a passo para os vendedores que desejam utilizar o portal.

Por: Camara-e.net