57% dos brasileiros acham que inteligência artificial traz mais vantagens, aponta Ipsos
Os primeiros recursos de Inteligência Artificial (IA) foram desenvolvidos há mais de seis décadas, mas a popularização do termo e dos recursos proporcionados por esta tecnologia é considerada recente – e em grande parte benéfica. Uma pesquisa feita pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial mostra que quase seis em cada dez brasileiros (57%) acreditam que serviços e produtos que usam Inteligência Artificial trazem mais vantagens que desvantagens.
O índice é maior que a média registrada nos 28 países que integram o levantamento (52%). Os entrevistados na China (78%), Arábia Saudita (76%) e Índia (71%) são os mais confiantes nos benefícios do uso de IA em produtos e serviços. Na França, apenas 31% dos entrevistados acreditam que a utilização de inteligência artificial proporciona mais vantagens que desvantagens – é o menor índice entre as nações sondadas, seguido por Canadá (32%) e Holanda (33%).
A pesquisa da Ipsos também questionou se os entrevistados consideram ter um bom entendimento do que é inteligência artificial. No Brasil, 69% responderam que sim. Na África do Sul, o índice chegou a 78% – o maior entre os países que participaram do levantamento. Já o Japão, mundialmente conhecido por seus avanços em IA, registrou o menor índice de autodeclaração (41%) – muito abaixo da média global (64%).