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Brasileiros criam sistema que analisa interesses dos consumidores na internet

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Nesta era de social commerce, as empresas se desdobram para saber como vender por meio das mídias sociais. Três jovens brasileiros perceberam, em 2011, os passos que o comércio eletrônico estava dando nessa direção. Marcel Buainain, 27 anos, Eduardo Malta, 28 anos, e Jaime de Toledo, 26 anos, se conheceram cursando marketing e publicidade na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e decidiram criar um sistema que pudesse analisar os interesses e os gostos dos consumidores online.

Segundo Toledo, o trio usou as experiências que tinham em diferentes áreas do marketing para trabalhar no sistema da Curtix por um ano e definir o que exatamente queriam dele. “Diferentemente de sistemas que utilizam o machine learning, em que a informação vem derivada do uso, nós partimos para uma análise de web-semântica”, diz Toledo. “Um consumidor não precisa necessariamente navegar para entendermos o que ele realmente curte.”

A Curtix trabalha em duas frentes de conhecimento: a primeira delas analisa o que usuários da internet pesquisam e a relação entre essas coisas. Todo esse conhecimento é armazenado e pode ser disponibilizado para clientes entenderem melhor o que seus consumidores procuram e assim otimizarem seu marketing.

A segunda frente trabalha com a mesma análise, mas dentro do Facebook, estudando as ações de usuários que utilizam a ferramenta da Curtix nessa rede. Toledo afirma que já possuem 1.500 usuários que disponibilizaram informações para o sistema. E o que eles ganham em troca? “Em contrapartida, eles têm o benefício de receber análises da própria Curtix sobre coisas que eles poderiam curtir”, diz Toledo. A empresa espera agregar outras mídias sociais no futuro, como o Twitter e o Instagram.

Os principais clientes da Curtix, porém, são as empresas, que buscam seu sistema de recomendação. São e-commerces, plataformas de CRM e pro­vedores de conteúdo interessados em personalizar de maneira mais social a experiência de seus usuários. Recentemente ela fechou uma parceria com rede de livrarias Saraiva, criando uma ferramenta personalizada com seu sistema de recomendação para descobrir o livro perfeito para presentear, O Presente Certo.

Atualmente com cinco pessoas na equipe, a Curtix busca investimentos para tornar a incrementar ainda mais o sistema e ganhar escala. O objetivo é conseguir mais cinco clientes tão grandes quanto a Saraiva.

Ferramentas de recomendação crescem no Natal
Segundo Toledo, assim como a Curtix, outras ferramentas de recomendação tem começado a crescer na época do Natal, em que muitas pessoas não sabem ao certo o que presentear.

Grandes empresas como Walmart, com o seu Shopycat, e a Amazon, com o Giftfinder, já perceberam que as vendas precisam ser mais sociais. E vocês, o que acham desse tipo de sistema de recomendação? Comentem e compartilhem.

 

Com informações de Revista PEGN