Logo E-Commerce Brasil

Brasileiros aceitam publicidade no celular em troca de Wi-Fi gratuito

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Estudo divulgado nesta quarta (10) pela Cisco, no Futurecom2012,  revela que o Wi-Fi é o meio preferencial para a conexão móvel à internet, mesmo em smartphones. Embora a residência seja o lugar em que os dispositivos móveis são mais conectados à internet, o consumidor deseja ter acesso Wi-Fi em todos os locais onde vai. Quase metade dos entrevistados aceitaria receber publicidade em troca de acesso gratuito.

Em relação ao 3G, o Wi-Fi é considerado mais veloz por 71% dos brasileiros. Menor custo e melhor performance para aplicações através do Wi-Fi foram atributos destacados por 61% dos pesquisados. Já 53% acredita que o padrão seja mais confiável e mais fácil de usar.

O estudo “O que os consumidores querem do Wi-Fi” , realizado com 650 consumidores de banda larga a partir de 18 anos de idade, no mês de maio, traçou o comportamento, necessidades e nível de interesse dos usuários, assim como as oportunidades para as operadoras neste mercado.  A pesquisa também foi realizada no Canadá, Reino Unido, México e Estados Unidos.

Veja os principais destaques
• A maioria dos usuários conecta seus dispositivos via Wi-Fi de algum ponto em algum momento, incluindo 80% daqueles que se conectam à internet por smartphones

• 78% dos usuários de laptops, 75% de tablets e 57% de smartphones preferem  a conexão via Wi-Fi

• Oferecer acesso gratuito a uma rede de hotspots Wi-Fi é uma forma importante para o provedor de banda larga manter o cliente. Para 83% dos entrevistados, é “extremamente ou muito importante” que a operadora de banda larga ofereça tal serviço, sendo que 69% muito provavelmente mudariam de provedor para ter acesso Wi-Fi gratuito

• 52% dos entrevistados gostariam de ter acesso Wi-Fi em qualquer lugar. Há grande interesse pela disponibilidade em espaços públicos abertos, como praças e parques, apontados por 37% dos pesquisados; e ruas e rodovias, por 33%

• 45% dos consumidores aceitariam receber publicidade em seus dispositivos móveis em troca de acesso livre à rede Wi-Fi, sendo que apenas 7% não aceitariam de forma alguma

• Os usuários gostariam de novos serviços baseados em Wi-Fi que melhorem a experiência de varejo, ofereçam roaming nacional e internacional entre redes Wi-Fi e acesso seguro a conteúdo remoto

• Os resultados da pesquisa indicam que podemos estar próximos de uma “Nova Mobilidade” em que Wi-Fi e redes móveis estarão perfeitamente integradas e indistinguíveis para o usuário de dados móveis. Mais de 80% dos consumidores estão interessados em uma proposta de serviço que permita a conexão de dados transparente, com volume de tráfego ilimitado, via redes de acesso móvel celular e Wi-Fi integradas e com grande cobertura, por uma taxa fixa mensal.

Para o diretor de estratégia para Operadoras do Cisco IBSG no Brasil, Luiz Lima, a pesquisa confirma a relevância estratégica que o Wi-Fi pode ter para as operadoras. “O Wi-Fi representa uma grande oportunidade para provedores de banda larga fixa fidelizarem seus clientes e ganharem receitas adicionais. Para operadoras móveis, além do diferencial competitivo, o Wi-Fi se apresenta como uma excelente alternativa para o escoamento de uma parcela do crescente tráfego de dados, o chamado Wi-Fi offload”, destaca.

Com informações de Computer World.