Logo E-Commerce Brasil

Brasil entra na lista de desejos do eBay

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com aplicativo de moda, o gigante americano de comércio eletrônico começa a estruturar sua operação local e acirra disputa no setor

O comércio eletrônico brasileiro entrou definitivamente na lista de desejos dos gigantes globais do setor. Depois de atrair investimentos da Amazon, o país é o mais novo ponto estratégico no mapa do também americano eBay, que anuncia hoje o primeiro passo da estruturação de sua operação local. O pontapé dessa iniciativa é o lançamento de um aplicativo de moda, desenhado especificamente para o país e disponível inicialmente para usuários do iPhone e do iPad, e para dispositivos baseados no Android, sistema operacional móvel do Google.

“O aplicativo é parte de uma história maior de expansão do eBay no Brasil. Queremos ser um dos protagonistas do e-commerce no país e, para isso, a próxima etapa é trazer uma experiência completa para os consumidores brasileiros”, diz Luiz Arjona, que atuará como executivo-chefe da operação brasileira do eBay.

Batizado de eBay Moda, o aplicativo resume, em boa parte, a estratégia que será adotada no país, com grande foco na adaptação das ofertas para o mercado local. Fruto de um trabalho de desenvolvimento de seis meses, o eBay Moda tem conteúdo em português e inglês, e exibe ofertas em reais e dólares para itens como roupas, calçados, joias e acessórios. Essa abordagem não está restrita ao idioma e aos preços.

O projeto prevê a realização de promoções exclusivas, em linha com as preferências do consumidor brasileiro e o calendário de datas do varejo local. “Fizemos um grande trabalho de pesquisa para que esse consumidor tenha uma experiência personalizada, rica em conteúdo e, ao mesmo tempo, muito simples”, afirma Ryan Melcher, diretor de inovação móvel e mercados emergentes do eBay.

A chegada oficial ao mercado brasileiro tem como pano de fundo a estratégia de expansão internacional da companhia. O esforço começou a ganhar corpo há dezoito meses e elegeu como foco os mercados emergentes e, mais especificamente, os BRICs. Nesse contexto, o Brasil, – ao lado da Rússia -, foi priorizado. Até então, os laços do eBay com o país incluíam a operação direta do PayPal, sua plataforma de pagamento eletrônico, e uma participação de 19,5% no Mercado Livre.

O avanço dos dispositivos móveis e o crescimento do comércio eletrônico no Brasil são alguns dos elos que explicam o interesse pelo país. Em 2012, o setor movimentou R$ 22,5 bilhões, alta de 20% sobre 2011, segundo a e-Bit. Para esse ano, a consultoria prevê um salto de 25% para o segmento.

No plano traçado para o Brasil, o próximo passo é oferecer versões brasileiras do site e de todos os aplicativos globais, bem como o acesso às demais categorias de produtos disponíveis no eBay. Hoje, esse catálogo inclui 350 milhões de itens. “Traduzir e manter essa oferta permanentemente atualizada é um enorme desafio tecnológico e demonstra o compromisso que temos com o país. Queremos garantir que todos os pontos de contato com os consumidores estejam ‘tropicalizados'”, diz Arjona. Depois de concluir o processo de adaptação ao mercado local, o executivo diz que o eBay irá investir na atração de marcas brasileiras para integrar sua plataforma.

Para levar à frente esses planos, o eBay pretende estruturar uma equipe local de vinte funcionários, especialmente nas áreas de marketing e atendimento ao cliente. Dentro de um modelo adotado em outras operações, esse time contará com o apoio de equipes globais, dedicadas a cada segmento da operação.

Por: Brasil Econômico