Durante a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Coreia do Sul, nesta segunda-feira (23), os dois países elevaram sua relação bilateral ao status de parceria estratégica. O encontro em Seul resultou na assinatura de uma série de acordos em setores como agricultura, cooperação empresarial e saúde. Um dos principais destaques foi o memorando de entendimento para cooperação regulamentar no setor de saúde, que promete facilitar a exportação dos cobiçados produtos de K-beauty (cosméticos sul-coreanos) para o Brasil.

O líder sul-coreano, Lee Jae Myung, ressaltou que a medida tornará os produtos de cuidados com a pele ainda mais acessíveis aos brasileiros. A Coreia do Sul é hoje uma potência global da cosmética, enquanto o Brasil se consolida como um dos maiores mercados de beleza do mundo. Com o comércio anual entre as nações ultrapassando a marca de US$ 10 bilhões, a redução de barreiras burocráticas é vista como um motor para novos recordes no faturamento do setor de higiene e beleza.
O encontro também reforçou o papel do Brasil como o principal parceiro comercial da Coreia do Sul na América do Sul.
Perspectivas para o mercado brasileiro
A facilitação da entrada da K-beauty no Brasil deve impactar diretamente o varejo especializado e as farmácias, que têm investido em dermocosméticos de alto valor agregado. Com a harmonização regulatória, espera-se uma redução nos prazos de importação e, potencialmente, nos custos finais para o consumidor.
Para a indústria nacional, o acordo representa tanto um desafio competitivo quanto uma oportunidade de intercâmbio tecnológico em formulações e ativos de ponta. A nova parceria estratégica sinaliza que os próximos anos serão de intensa integração entre a tecnologia de inovação sul-coreana e o robusto mercado consumidor brasileiro.