Pela primeira vez, o Pinterest divulgou um relatório focado no comportamento dos homens na plataforma. Com ênfase na Geração Z, o estudo mostra que o grupo já representa mais de um terço da base global de usuários e demonstram um padrão de uso marcado pela busca por bem-estar, autenticidade e interesses diversos. O panorama mostra um contraste com o cenário tóxico de homens em outras redes sociais.

A análise destaca que a plataforma tem sido percebida como um ambiente mais seguro e positivo para esse público. Dados da GlobalWebIndex (GWI) apontam que quase metade dos homens nos Estados Unidos vê as redes sociais como prejudiciais à saúde mental. Ainda segundo o instituto, 65% dos homens globalmente afirmam querer mostrar quem realmente são no ambiente online. No Pinterest, esse comportamento se reflete em buscas ligadas à saúde física e mental, vida em família e hobbies criativos.
Entre os destaques de comportamento, ganham espaço temas como Pilates — com aumento de 300% nas buscas por “roupa de pilates” — e paternidade intencional, com expressivo crescimento em termos como “fotos de momentos especiais do bebê” (+415%) e “paternidade inteligente” (+125%).
Perfil do consumidor
O levantamento também indica que homens das gerações mais jovens estão cada vez mais envolvidos na descoberta e compra de produtos por meio da plataforma. De acordo com a GWI, quase metade dos usuários da Geração Z e Millennials afirma ser fiel às marcas que admira e costuma pesquisar online antes de comprar.
A pesquisa mostra ainda que esse grupo se considera mais inovador do que a média, demonstrando interesse por novas tecnologias, destinos e tendências. As buscas por “vídeos com IA” cresceram 800%, enquanto “designs para impressora 3D” subiram 1210%. Também houve aumento em consultas relacionadas a finanças pessoais e empreendedorismo, como “app de investimento” (620%) e “começando um negócio” (310%).
Bem-estar, estilo e autocuidado em alta
Os dados revelam um público cada vez mais atento à saúde e à aparência. Mais da metade dos homens da Geração Z e Millennials declara interesse por esportes, fitness e nutrição. As buscas por “estética da escalada” subiram 95%, enquanto o termo “hidratação” cresceu 50%.
No campo do autocuidado, os homens estão mais abertos a rotinas de cuidados com cabelo, pele e até maquiagem. Termos como “rotina de cabelo saudável” (45%), “maquiagem masculina” (50%) e “design de nail art masculina” (115%) estão em ascensão. A estética também avança para o guarda-roupa, com tendências como “older brother core” (95%) e “moda alternativa masculina” (185%) ganhando destaque.
Nova porta de entrada
Segundo o Pinterest, o crescimento do engajamento masculino abre uma janela estratégica para marcas que desejam se conectar com consumidores curiosos, leais e abertos à experimentação. Ao explorar temas como autocuidado, design, paternidade e finanças pessoais, os usuários demonstram estar dispostos a transformar inspiração em ação de compra.
“À medida que trilham novos caminhos em áreas como bem-estar, estilo, tecnologia e viagens, os homens buscam inspiração e produtos para dar vida aos seus interesses. Para as marcas, essa jornada representa uma oportunidade única de engajar um público fiel e em expansão”, conclui a empresa.
Para acompanhar o crescimento desse público, o Pinterest lançou o perfil “Pinterest Man“, um espaço editorial dedicado à curadoria de tendências voltadas ao lifestyle masculino. O canal reúne conteúdos sobre moda, bem-estar, tecnologia e comportamento, com curadoria de uma equipe especializada da própria plataforma.