Em 2022, a Black Friday no e-commerce deixou a desejar, apresentando um crescimento de vendas de apenas 3%, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e uma queda de faturamento de 28% conforme pesquisa do Neotrust.

Em contrapartida, um levantamento feito pela edrone, startup especializada em CRM e automação de marketing para e-commerce, mostrou que o número médio de pedidos por loja de pequeno e médio porte cresceu 71% quando comparado ao da Black Friday de 2021. A pesquisa foi feita com 161 lojas virtuais de pequeno e médio porte, espalhadas por todo o Brasil e com atuação nos mais diversos setores.
Com base no volume de pedidos e faturamento, a empresa analisou que a maioria das lojas fez uma campanha de aproximadamente duas semanas, começando no dia 14/11 e finalizando no domingo após a Black Friday, dia 27/11.

Uma análise diária do ticket médio também mostrou que as PMEs se apoiaram nas ferramentas de automação de marketing para turbinar as vendas do período. No início do mês, o ticket médio de vendas impactadas pela edrone (ou seja, quando o cliente interagiu com uma das funcionalidades da plataforma) era 14% maior que o total. Ao longo da campanha da Black Friday, ele foi se aproximando do valor total. Isso indica que a solução foi bastante usada para comunicar e fornecer os descontos da data.
O crescimento das PMEs frente às grandes varejistas sugere que as empresas de pequeno e médio porte têm conseguido atender melhor às expectativas dos seus clientes. Entendendo melhor as necessidades dos consumidores e oferecendo experiências de compra mais personalizadas.
As expectativas para a Black Friday 2023 são positivas, com um cenário econômico mais favorável, mas é preciso estar preparado para vendar mais e destacar-se da concorrência.
Automações de Marketing para a Black Friday 2023
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos. Muitos acompanham as variações nos preços semanas e meses antes da Black Friday para garantir que os descontos anunciados sejam legítimos. Por isso, a antiga prática de oferecer ‘tudo pela metade do dobro’ não cola mais.
Nesse cenário, as automações de marketing para e-commerce podem facilitar a comunicação com os usuários e transformar visitantes em clientes fiéis. Veja como:
1. Automações on-site
Aposte em recursos de marketing on-site como banners e pop-ups para divulgar promoções de Black Friday e use pop-ups de saída para convidar os usuários a assinar sua newsletter. Com isso, os visitantes que estão pesquisando preços vão receber mensagens de boas-vindas automáticas e iniciar um relacionamento com a sua loja virtual.
2. Produtos visualizados
É possível enviar e-mails personalizados para visitantes esporádicos, com base nos produtos que ele visualizou no seu site, e se ele não deixou o e-mail, mas aceitou receber notificações, você pode mandar as sugestões via notificação push e ele será impactado enquanto navega em outros sites.
3. Recuperação de carrinhos abandonados
O abandono de carrinhos supera 80% no período da Black Friday, isso porque muitos usuários estão apenas pesquisando preços. Mas, se você consegue captar o e-mail do visitante, é possível automatizar a recuperação de carrinhos, enviando mensagens até que a compra seja finalizada, incluindo produtos recomendados segundo o comportamento do usuário no site e até acrescentando um cupom de desconto extra para a primeira compra.
Essas são apenas algumas formas de usar as automações de marketing para aumentar as vendas na Black Friday. A edrone possui mais de 20 cenários de automação prontos para uso, agende uma demonstração gratuita e transforme a sua loja virtual em uma máquina de vendas.