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3 automações de marketing para vender mais na Black Friday 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em 2022, a Black Friday no e-commerce deixou a desejar, apresentando um crescimento de vendas de apenas 3%, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e uma queda de faturamento de 28% conforme pesquisa do Neotrust. 

Pessoa usando o celular para verificar ofertas da Black Friday
Imagem: reprodução

Em contrapartida, um levantamento feito pela edrone, startup especializada em CRM e automação de marketing para e-commerce, mostrou que o número médio de pedidos por loja de pequeno e médio porte cresceu 71% quando comparado ao da Black Friday de 2021. A pesquisa foi feita com 161 lojas virtuais de pequeno e médio porte, espalhadas por todo o Brasil e com atuação nos mais diversos setores.

Com base no volume de pedidos e faturamento, a empresa analisou que a maioria das lojas fez uma campanha de aproximadamente duas semanas, começando no dia 14/11 e finalizando no domingo após a Black Friday, dia 27/11. 

Gráfico de pedidos no sistema edrone em novembro de 2022
Imagem: reprodução, gráfico de pedidos no sistema edrone em novembro de 2022.

Uma análise diária do ticket médio também mostrou que as PMEs se apoiaram nas ferramentas de automação de marketing para turbinar as vendas do período. No início do mês, o ticket médio de vendas impactadas pela edrone (ou seja, quando o cliente interagiu com uma das funcionalidades da plataforma) era 14% maior que o total. Ao longo da campanha da Black Friday, ele foi se aproximando do valor total. Isso indica que a solução foi bastante usada para comunicar e fornecer os descontos da data.

O crescimento das PMEs frente às grandes varejistas sugere que as empresas de pequeno e médio porte têm conseguido atender melhor às expectativas dos seus clientes. Entendendo melhor as necessidades dos consumidores e oferecendo experiências de compra mais personalizadas.  

As expectativas para a Black Friday 2023 são positivas, com um cenário econômico mais favorável, mas é preciso estar preparado para vendar mais e destacar-se da concorrência.

Automações de Marketing para a Black Friday 2023

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos. Muitos acompanham as variações nos preços semanas e meses antes da Black Friday para garantir que os descontos anunciados sejam legítimos. Por isso, a antiga prática de oferecer ‘tudo pela metade do dobro’ não cola mais.

Nesse cenário, as automações de marketing para e-commerce podem facilitar a comunicação com os usuários e transformar visitantes em clientes fiéis. Veja como:

1. Automações on-site

Aposte em recursos de marketing on-site como banners e pop-ups para divulgar promoções de Black Friday e use pop-ups de saída para convidar os usuários a assinar sua newsletter. Com isso, os visitantes que estão pesquisando preços vão receber mensagens de boas-vindas automáticas e iniciar um relacionamento com a sua loja virtual.

2. Produtos visualizados

É possível enviar e-mails personalizados para visitantes esporádicos, com base nos produtos que ele visualizou no seu site, e se ele não deixou o e-mail, mas aceitou receber notificações, você pode mandar as sugestões via notificação push e ele será impactado enquanto navega em outros sites.

3. Recuperação de carrinhos abandonados

abandono de carrinhos supera 80% no período da Black Friday, isso porque muitos usuários estão apenas pesquisando preços. Mas, se você consegue captar o e-mail do visitante, é possível automatizar a recuperação de carrinhos, enviando mensagens até que a compra seja finalizada, incluindo produtos recomendados segundo o comportamento do usuário no site e até acrescentando um cupom de desconto extra para a primeira compra.

Essas são apenas algumas formas de usar as automações de marketing para aumentar as vendas na Black Friday. A edrone possui mais de 20 cenários de automação prontos para uso, agende uma demonstração gratuita e transforme a sua loja virtual em uma máquina de vendas.