Já em funcionamento no Brasil desde 2021, o E-xport auxilia empresas brasileiras a exportarem seus produtos através do e-commerce. A nova edição do programa será lançada nesta quinta-feira, 27, em um webinar gartuito. Além das informações técnicas, o programa oferece uma bolsa de R$ 20 mil para empresas selecionadas.
Esta etapa do programa é oferecido através de uma parceria entre a Amazon Brasil e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), com diversas ações de apoio às empresas brasileiras na venda internacional através dos canais digitais.
Mais de 60 empresas já foram qualificadas para exportação pela parceria, mas a ideia é ampliar as oportunidades para cerca de 200 empresas em 2024 com vendas focadas nos Estados Unidos por intermédio da própria Amazon.
E-commerce como solução
Em um mundo marcado pelas inovações tecnológicas e mudanças nos perfis dos consumidores, o e-commerce surgiu como um modelo de vendas que usa a internet para comercializar produtos e serviços, e as empresas brasileiras têm aproveitado muito bem esse modelo de negócios.
O Brasil já é um gigante do e-commerce mundial. Em 2023, as vendas do varejo brasileiro por meios eletrônicos para o mundo totalizaram US$ 12,2 bilhões, com um crescimento médio anual de 23,7%, ritmo bem superior ao da corrente comercial do Brasil (9,3%) entre 2019 e 2023.
Tendo isso em vista, ApexBrasil e Amazon Brasil uniram forças e juntas desenvolveram um projeto focado nas necessidades das empresas brasileiras buscantes da internacionalização por meio do e-commerce, o E-xport edição Amazon.com.
Novidades
Nas primeiras edições do programa Aceleração em Negócios Digitais, as empresas tinham acesso a uma capacitação básica. Agora, os ciclos formativos serão práticos, com planejamento e apoio estratégico de negócio. Na nova edição, o E-xport Amazon.com contará com mais de vinte horas de preparação e os vinte melhores planos de negócios receberão subsídio de até vinte mil reais para a execução.
Com isso, durante os workshops as empresas terão mais previsibilidade de riscos e, caso decidam pela abertura da loja, poderão contratar serviços de apoio.
Fases
O pontapé inicial da nova edição do E-xport Amazon.com ocorrerá durante o Webinar de lançamento do projeto. Neste ano, as inscrições serão realizadas por etapas. Confira a programação completa:
Etapa 1
Webinar de lançamento – 26/6/24, às 10h
Informação sobre o projeto
Distribuição de 50 ingressos para o E-Xport Meeting no Fórum E-Commerce Brasil para os participantes presentes
Vagas ilimitadas
Treinamento Básico – presencial: 30/7 a 1/8 | virtual: 2/9 a 6/9
Preparação para o e-commerce internacional no auditório da ApexBrasil no Fórum E-Commerce Brasil
50 vagas no presencial em São Paulo
Vagas Ilimitadas no virtual (para que não conseguir presencial)
Etapa 2
Workshop de Planejamento – 10/9; 17/9; 24/9; 1/10
Elaboração de Business Plan com mentoria coletiva e plantão de dúvidas semanal
Acompanhamento de gestor de contas para a abertura da loja
200 vagas
Bolsa Exportação – Edição E-Xport Amazon; 15/10 a 30/11
reembolso de até R$ 20.000,00 reais por empresa para custeio dos serviços iniciais
descontos da rede de prestadores de serviços
20 vagas para reembolso – (o ranqueamento terá como requisito a entrega do Business Plan da empresa) e desconto para todos os classificados
Incentivos da Amazon.com; 1/12 a 1/3/25
Incentivos adicionais da Amazon.com como cashback de até R$2.500,00 para investir na promoção e indicação da empresa para novas formas de apoio
Para se inscrever no Webinar de lançamento, acesse: ApexBrasil Amazon.com Webinar