Logo E-Commerce Brasil

Eletrônicos com IA generativa devem chegar a 295 milhões em 2024, aponta Gartner

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Para 2024, um estudo do Gartner prevê que o número de aparelhos eletrônicos (PCs e smartphones) com Inteligência Artificial (IA) generativa implementada chega a 295 milhões mundialmente. Individualmente em ambos segmentos, o crescimento de remessas com a novidade chegará a 22%.

Mercado mundial de PCs com Inteligência Artificial e smartphones com GenAI – De 2023 a 2025 (Fonte: Gartner)

Em quantidade, o levantamento mostra 240 milhões de smartphones que serão lançados ao mercado com IA generativa. Por outro lado, o número de PCs com a mesma ferramenta pode chegar a 54,5 milhões.

No geral, a quantidade de PCs e aparelhos celulares comercializados que tinham o mecanismo acoplado foi muito menor em 2023 — somente 29 milhões de produtos.

Segundo Ranjit Atwal, diretor e analista Sênior do Gartner, adotar recursos de IA generativa no segmento de Eletrônicos será um requisito para fornecedores. “Esta questão colocará desafios aos fornecedores para se diferenciarem dos concorrentes, tornando ainda mais difícil criar pontos de venda únicos e aumentar as receitas”, prevê o analista.

Vendas não devem crescer

Apesar de indicar um novo rumo na produção destes il.com.br/noticias/no-aliexpress-eletronicos-e-roupas-sao-itens-mais-buscados-para-presentear-no-natal" data-type="ecbr-news" data-id="167567">aparelhos em termos mundiais, bem como uma precificação mais elevada, a implementação da novidade não deve representar aumento nas vendas, no mínimo, até 2027. De acordo com o estudo, a ideia é que a compra seja motivada com outras contrapartidas para os consumidores.

O Gartner estima que as remessas globais de PCs totalizarão 250,4 milhões de unidades em 2024, o que representa um aumento de 3,5% em relação a 2023. A implementação da IA nos dispositivos atuará na revitalização e comercialização de PCs em 2024, ajudando a sustentar ciclos de substituição recorrentes.

¹A definição de PCs com IA, segundo o Gartner, considera equipamentos que tenham aceleradores ou núcleos dedicados a nova tecnologia, além de unidades de processamento neural (NPUs), unidades de processamento acelerado (APUs) ou unidades de processamento tensorial (TPUs).

²Já a resolução de smartphones com IA fala em itens com capacidade de hardware e aplicações orientadas à tecnologia dentro do próprio aparelho.