Logo E-Commerce Brasil

Amazon e Base Linker mostram como reduzir os problemas com operação e alavancar o negócio

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Renato Kialka, CEO da Base Linker, e Virgínia Pavin, head de Gerenciamento de Produto 3P na Amazon para América Latina, dividiram a plenária Soluções, do Fórum E-Commerce Brasil 2023, para falar sobre como escalar vendas no marketplace através das tecnologias e soluções da Base Linker.

Renato Kialka, CEO da Base Linker - Fórum E-Commerce Brasil 2023
Renato Kialka, CEO da Base Linker (Imagem: Miriam Almeida)

Iniciando a palestra, Kialka apresentou um case em que a Base Linker teve sucesso com um cliente que opera na Amazon. A empresa foi fundada em 2020 e atua no comércio atacadista e varejista de eletrônicos através da plataforma Marketplace. Ela iniciou a operação em um país e hoje ela está presente em 4 países e esse ano ganhou um prêmio como a empresa que mais cresceu em faturamento dentro da Base Linker.

A empresa começou com três funcionários e hoje tem 30 funcionários. Ela apresenta um crescimento de três dígitos a cada ano.

Prosseguindo com a palestra, Virgínia listou os principais problemas que a empresa enfrentou no início, quando sua operação começou a crescer, mas ainda não operava com a Amazon e Base Linker:

Problemas com mão de obra;
Alto custo de armazenagem;
Problema de escoamento de produtos;
Ineficiência da operação e processo de expedição;
Erros críticos no controle de estoque.

Virgínia Pavin, diretora de Gerenciamento de Produto da Amazon - Fórum E-Commerce Brasil 2023
Virgínia Pavin, diretora de Gerenciamento de Produto da Amazon (Imagem: Miriam Almeida)

Quando a empresa passou a operar com Amazon e Base Linker

Os problemas foram sanados e a empresa conseguiu minimizar os erros e escalar o negócio. A Amazon colocou o inventário do seller dentro do seu programa de Fulfillment chamado FBA, que eliminou o problema de espaço, de erros de armazenamento.

Outro ponto de melhoria foi a questão das vendas internacionais, visto que esse seller é europeu e seu estoque está saindo de um mesmo lugar para 4 países com a gestão de todas as vendas de uma única plataforma.

Renato mostrou como a Base Linker também ajudou nesse processo de otimização da loja:

Integração com Amazon em diversos países
Criação de anúncios automatizada
Gestão de pedidos centralizada
Sincronização de estoques
Expedição automatizada
Automações de processos
Integração com sistema contábil (ERP)

Com todo esse processo de migração para as plataformas da Amazon e Base Linker, o seller conseguiu gerenciar o grande volume de pedidos de forma automática, além de modificar os preços de todos os produtos, controlar os envios e importar informações para o sistema contábil. 

Para finalizar, Renato salientou que a Base Linker trabalha com inteligência artificial no preenchimento automático de parâmetros, geração de títulos e descrições, geração de campos específicos, tradução de conteúdos, corte de fundo de fotos e operações em grupo.

Ele reforçou também que todas as soluções da plataforma estão disponíveis para os vendedores de todos os países.

Esse texto foi escrito por Miriam Almeida, em cobertura especial do Fórum E-Commerce Brasil 2023 para o E-Commerce Brasil.