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Alibaba supera projeções com avanço no varejo instantâneo e IA

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A Alibaba divulgou, nesta terça-feira (25), resultados financeiros acima das projeções do mercado para o segundo trimestre. Os números positivos estão apoiados, principalmente, na expansão do varejo instantâneo, serviço de entrega em até uma hora que ganha força no varejo chinês. A receita alcançou US$ 35 bilhões, superando a estimativa de US$ 34,23 bilhões, compilada pela LSEG.

Plataformas Alibaba - resultados
(Imagem: Reuters)

Apesar do avanço na receita, o lucro ajustado por American Depositary Share (ADS) ficou em US$ 0,62, abaixo dos US$ 0,77 esperados por analistas. As ações listadas nos Estados Unidos abriram com alta de 2% em um pregão instável.

Competição acirrada

Os resultados chegam em meio a uma disputa intensa entre Alibaba, JD.com e Meituan pelo domínio do chamado “varejo instantâneo”, segmento que aposta em entregas ultrarrápidas para elevar participação de mercado. A estratégia gerou uma guerra de preços e subsídios agressivos, que pressionou margens e elevou a queima de caixa no setor, estimada em mais de US$ 4 bilhões somente no segundo trimestre, segundo a Nomura.

Mesmo com o cenário competitivo, o Alibaba afirma ver espaço para crescimento e projeta que o varejo instantâneo possa adicionar US$ 141,1 bilhões ao GMV anualizado nos próximos três anos. A companhia também destacou melhorias recentes na operação: o custo por pedido caiu pela metade desde o verão, elevando a rentabilidade por unidade.

Avanço em IA e foco no consumidor

A empresa segue investindo em inteligência artificial (IA). Em fevereiro, anunciou que destinaria US$ 53,62 bilhões em três anos para IA e nuvem. Segundo Eddie Wu, CEO da companhia, novos aportes não estão descartados, especialmente diante dos desafios da cadeia de suprimentos.

Tradicionalmente mais voltada ao mercado corporativo, a Alibaba tem buscado ampliar sua presença no consumo final. A empresa lançou, recentemente, um aplicativo gratuito baseado na versão mais recente do modelo Qwen, que registrou mais de 10 milhões de downloads na primeira semana — número ainda distante dos 150 milhões de usuários do Doubao, da ByteDance.

A movimentação ocorre enquanto o mercado chinês de IA passa por uma nova rodada de competição de preços, impulsionada pela DeepSeek e sua estratégia de priorizar computação mais barata e desenvolvimento acelerado de aplicações.