Nesta segunda-feira (26), o Alibaba Group anunciou que seu braço ‘instant commerce’, o Taobao Instant Commerce, chegou a 40 milhões de pedidos diárias no primeiro mês de operação. A vertical chega com o conceito de entrega de itens em até 60 minutos.

O portal traz comerciantes do braço de entrega de alimentos do Alibaba, Ele.me, para o principal aplicativo de compras da empresa na China, o Taobao.
A iniciativa faz parte de um movimento mais amplo das gigantes do e-commerce na China para investir no “varejo instantâneo”. setor que movimentou 650 bilhões de yuans (equivalente a US$ 91,5 bilhões) em 2023 e deve ultrapassar 2 trilhões de yuans (US$ 278,2 bilhões) até 2030, com crescimento anual de 28%.
Junto do Alibaba, um player que já aposta neste segmento é a Meituan, que chega ao Brasil ainda em 2025 com a marca Keeta. A empresa chinesa, aliás, anunciou reforço das operações globais visando driblar a concorrência no mercado de entregas e aplicativos.
O que é o Taobao Instant Commerce?
É uma seção dentro do aplicativo Taobao que permite que consumidores comprem uma variedade de produtos com entrega rápida. Inicialmente focada em alimentos e bebidas, a plataforma expandiu para categorias como eletrônicos, roupas, flores e itens para pets.
Hoje, alguns dos principais dados que cercam o primeiro mês de atuação da nova aba incluem:
- Entregas pontuais: taxa de 97% de pontualidade nas entregas, segundo o South China Morning Post;
- Diversificação: pedidos não alimentares representam 75% do total, com crescimento acima do esperado em categorias como vestuário e eletrônicos.
Para os consumidores, especialmente os mais jovens, a Taobao Instant Commerce oferece uma experiência de compra ágil e integrada. Para as marcas, representa uma oportunidade de alcançar clientes com produtos de alta rotatividade, como bebidas e snacks, além de itens de maior valor agregado, como eletrônicos e moda, aproveitando o aumento no tráfego do aplicativo.