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Álcool em gel tem aumento de 4.261% no e-commerce, aponta Compre&Confie

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O estudo Impacto no E-commerce COVID-19, elaborado pela Compre&Confie, mostra o impacto da pandemia do novo coronavírus nas vendas do e-commerce brasileiro, entre fevereiro e março, com dados até o dia 29 de março. Na Semana do Consumidor (9 a 15 de março), por exemplo, o estudo mostra crescimento de 22% em pedidos, com base no mesmo período do ano anterior.

De acordo com André Ricardo Dias, co-fundador do Compre&Confie, neste momento atípico de pandemia, o e-commerce se tornou para muitas empresas a última alternativa de continuar gerando vendas no curto prazo.

“Várias categorias que até hoje eram pouco representativas no varejo online, começaram a apresentar significativo crescimento. Um exemplo é a alta nas venda de instrumentos musicais, a qual mostra que as pessoas estão buscando alternativas de lazer para se adaptar ao período de quarentena”, afirma. Confira abaixo os principais insights do estudo.

Em relação aos produtos mais comprados, Gel Antisséptico (álcool em gel) teve aumento de 4.261%, seguido e Material de Limpeza (2.520%), Lente de Contato e Acessórios (907%), Termômetros (774%), Nebulizador e Inalador (621%). Veja as demais categorias e faturamentos no gráfico abaixo:

A categoria Instrumentos Musicais teve aumento nas compras de 121%, seguida de Saúde (88%), Pet Shop (75%), Beleza e Perfumaria (52%), Alimentos e Bebidas (45%) e Recargas (38%). Já as categorias que tiveram queda, estão Eletrônicos (-13%), Games (-19%), Livros, DVDs e Blu-Ray (-20%), Automotivos (-23%0, Relógios e Joias (-29%) e Câmeras, Filmadoras e Drones (-41%).

A variação de pedidos, entre 2020 x 2019, foi de +33,6%.

Impacto no faturamento no e-commerce

Em relação ao faturamento, a categoria que ficou em primeiro lugar foi Saúde (133%), seguida de Beleza e Perfumaria (72%), Instrumentos Musicais (62%), Recargas (49%), Pet Shop (48%) e Alimentos e Bebidas (41%). As categorias que sofreram quedas são Câmeras, Filmadores e Drones (-61%), Livros, DVDs e Blu-Ray (-49%), Eletrônicos (-28%), Relógios e Joias (-24%), Automotivos (-23%) e Games (-23%).

O mercado também continua em crescimento, porém, em patamar menor do que foi projetado antes da pandemia. Na Semana do Consumidor, o aumento foi de 19%. A variação de pedidos, entre 2020 x 2019, foi de +27,2%.

Impacto do coronavírus no ticket médio

De acordo com o estudo, houve uma intensificação da queda do ticket médio das compras realizadas após a pandemia. Na Semana do Consumidor, a queda foi e 2% no valor do ticket médio das compras, sendo que a variação foi de -4,8%.

Leia também: Compre&Confie: e-commerce brasileiro deve faturar R$ 90 bi em 2020

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil