Como se destacar no mercado competitivo? Sem dúvidas, este é um dos pensamentos mais frequentes na mente dos lojistas. Encontrar diferenciais que possibilitem que os consumidores prefiram a sua loja invés do seu concorrente pode ser um grande desafio, mas não é impossível. E uma das maneiras de se distinguir neste vasto mercado é proporcionando uma excelente experiência do usuário (UX) em seu e-commerce.
Pensando nisso, e visando atender às especificidades de uma das principais montadoras de bicicletas esportivas e de lazer do Brasil, a Agência M3 desenvolveu uma nova funcionalidade: o customizador de bicicletas. Por meio desta ferramenta, o cliente pode personalizar a sua bike, na loja virtual, e visualizar como ficará o resultado final. Tudo isso em poucos cliques. Experiência incrível, não é mesmo? Além, é claro, de ser um grande diferencial.
Como a funcionalidade opera na prática?
O customizador possibilita a personalização do modelo, cor e acabamento do quadro, da tonalidade do grafismo e a escolha do tamanho e da configuração da bicicleta. Além disso, os consumidores podem acompanhar, visualmente, enquanto personalizam a pintura, o grafite e o acabamento, para que tenham um preview do produto que está sendo adquirido.
Mas você pode estar se questionando: esta funcionalidade se adequa somente à customização de bicicletas? A resposta é não. A ferramenta é aplicável e adaptável para qualquer outro segmento que apresente produtos com muita variação de aparência, mas sem custo adicional. Por ser uma funcionalidade focada em customização visual, adapta-se muito bem ao segmento de artigos esportivos, como lojas de skates e pranchas.
Mas, afinal, como a ferramenta foi desenvolvida?
O customizador de bicicletas foi desenvolvido na plataforma VTEX, graças à sua flexibilidade no que diz respeito ao cadastro e à customização de pedidos. Havia muitas variantes envolvidas: grande quantidade de peças e diversas opções de tamanho, pintura, grafite e acabamento do produto. Portanto, o maior desafio encontrado foi em relação à quantidade de possibilidades de itens diferentes que podiam ser comprados.
Para entender, na prática, a complexidade do desenvolvimento desta funcionalidade, atente-se ao exemplo a seguir. Numa loja comum de moda, é natural trabalhar variações da combinação de cor e tamanho por meio de especificações de SKU. Para ter uma ideia, no modelo de uma camisa com tamanhos P, M e G, disponível nas cores azul e vermelha, há um total de seis SKUs, ou seja, um para cada combinação de cor e tamanho.
O grande problema desta abordagem é que à medida que aumenta o número de cores, a quantidade de SKUs também cresce significativamente. Por exemplo, um produto que apresenta cinco tamanhos e cinco cores distintas resulta em vinte e cinco SKUs para gerenciar preço e estoque.
Agora, imagine no caso das bicicletas: não eram, apenas, tamanho e cor que estavam em jogo. Mas também variações na tonalidade do quadro, grafite, acabamento, tamanho e configuração (jogo de peças). Logo, o número de SKUs que precisariam ser criados seria consideravelmente grande e a manutenção seria extremamente cara.
Para evitar que isso acontecesse, as especificações de SKU foram utilizadas somente para a combinação de tamanho e configuração. Já em relação à variação de pintura, grafite e acabamento, foram utilizados os campos customizáveis disponíveis na plataforma. Desta maneira, foi possível viabilizar uma funcionalidade que permitisse a personalização do produto com a redução de SKU, trazendo mais simplicidade no que tange à manutenção do cadastro, além de gerar menos custos à loja.
Outro desafio encontrado foi em relação à visualização das mudanças da bicicleta enquanto o cliente seleciona a pintura, o grafite e o acabamento. Para isso, a empresa desenvolveu um modelo específico de cadastro, que permite exibir a foto do produto de acordo com as escolhas dos consumidores enquanto os itens são selecionados. Possibilitando, assim, que eles tenham o preview da bicicleta que será entregue.
O que a funcionalidade proporciona ao e-commerce?
Como mencionado anteriormente, as lojas precisam criar estratégias e artifícios que as façam se destacar no mercado. Proporcionar uma jornada de compra breve e intuitiva, sem dúvidas, é uma das formas de se diferenciar, mas também é necessário ir mais longe. Além de contar com um site que tenha usabilidade e navegabilidade, é interessante oferecer algo que os seus concorrentes ainda não têm.
E esse é o caso do customizador de bicicletas. Por meio desta funcionalidade, a marca salta para um outro nível, tanto em relação às lojas físicas quanto às virtuais do mesmo segmento. Dessa forma, une a comodidade e a praticidade do comércio eletrônico com a possibilidade de visualizar uma amostra do que está sendo selecionado, bem próximo do real e físico. Inquestionavelmente, uma experiência inigualável aos seus clientes e grande tática para atrair consumidores e fidelizá-los.
Leia também: Agência M3, Indeva by VTEX e Pagar.me lançam e-book exclusivo sobre a Black Friday 2020.