Logo E-Commerce Brasil

A influência da parceria entre Biso e Maeztra no e-commerce da New Balance

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O que fazer quando se perde muito tempo na produção de relatórios internos? Como otimizar esses processos e ter olhares mais estratégicos sobre o e-commerce? Esses foram os questionamentos que levaram a Maeztra, responsável por toda a evolução em VTEX IO do e-commerce da New Balance, a contatar a Biso. Com o projeto da marca em mãos, surgiu a necessidade de um olhar mais estratégico. Mas, como fazer isso sem desperdiçar muito tempo em reports?

Números mostram que a equipe da New Balance consumia 32 horas/ mês apenas cruzando dados, conferindo KPIs e montando esses relatórios. Quando o problema envolve dados e relatórios, o Business Intelligence entra em ação para identificar as principais dores, gaps e oportunidades de melhoria. Justamente o motivo da Maeztra, que realizou o planejamento e a migração da loja online para a plataforma VTEX IO, ter acionado a Biso para trazer um olhar mais específico ao projeto.

Foi assim que começou a construção de um case de sucesso para as três partes envolvidas. Um trabalho em conjunto que transformou horas que antes eram dedicadas a levantamento de dados em horas dedicadas a atividades táticas de correções e um planejamento tático / estratégico.

Como a Biso mudou o e-commerce da New Balance?

A missão da Biso é muito clara: centralizar os dados de seus clientes em um único lugar e, por meio de dashboards personalizados, monitoramento de KPIs e muitas outras soluções ativas gerando insights e solucionando problemas. Para isso, incentivamos a adoção da cultura data-driven pelos e-commerces do país para gerar insights por meio da inteligência artificial.

*Imagens meramente ilustrativas

Um dos módulos da Biso contratados para o projeto da New Balance foi a Análise de Produtos x Estoque. Isso permitiu que fosse feito um levantamento de qual o melhor mix de produtos da marca. Dessa maneira, com todas as informações unificadas em um mesmo ambiente e bem distribuídas, houve mais velocidade e praticidade na gestão de ruptura de estoque x reposição de itens.


Os alertas que a Biso disponibiliza sempre que alguma métrica estiver volátil também fizeram a diferença nessa reformulação de processos. O acompanhamento granular de canais como Lomade, Awin, RTB, Criteo, Blue, Rakuten e City Ads de hora em hora gerou uma série de melhorias aos KPIs da New Balance:

  • 32% a mais de representatividade;
  • 7% a mais na taxa de conversão;
  • 5,31% de queda no custo por transação do Google Ads e Facebook.

*Imagens meramente ilustrativas

Além disso, com análises de comportamento dos consumidores desenvolvidas pela Biso em parceria com a Maeztra, o share de CRM cresceu 30,30% e a taxa de conversão 10%. “Tempo é o recurso mais valioso e escasso nos dias atuais, a Solução Biso trouxe enorme agilidade na montagem de relatórios semanais e mensais. Super recomendo. “ Leandro Mourão Ianes – Head de E-commerce da New Balance Brasil.

Melhorias sentidas pela Maeztra dentro do projeto

A Maeztra é uma consultoria de e-commerces especializada em VTEX com mais de 10 anos de experiência no mercado e uma carteira com 380 clientes espalhados por 12 países. Ao ser contatada pela New Balance, identificou que precisavam realizar a evolução da loja online com correções e novas features, além de desenvolvimentos do dia a dia, como landing pages de campanhas. Dessa forma, com o conhecimento em VTEX IO que a Maeztra possui, identificaram que a necessidade da empresa poderia ser atendida quase em sua totalidade com Apps nativos. 

Sendo assim, decidiram construir a loja online com ínfimas mudanças visuais, mas respeitando e trabalhando só com o que a VTEX fornece de nativo a fim de poder corrigir todas as falhas da implantação anterior. 

Com isso, atuando dentro das necessidades encontradas no projeto da New Balance, o contato com a Biso foi um fator decisivo para criar uma melhora nos fluxos e processos de ambas as empresas. Uma parceria, aliás, que já atua em mais de 10 lojas online: Ibyte, Aramado, Santuário Nacional, Herbarium, WNF, H20 Purificadores e mais.

De imediato, os serviços da Biso permitiram que a Maeztra agisse muito mais como uma consultoria estratégica e criativa, apresentando soluções e inovações para o e-commerce da New Balance. “A entrada da Biso no projeto foi fundamental para nós e o time New Balance consumir os KPIs de forma prática. O que antes era uma dor, virou uma fortaleza, com dados precisos, comparativos importantes e alertas pró-ativos.” Diego Rocha, Head de CS da Maeztra.

Dentre os benefícios sentidos, o projeto ganhou maior velocidade para identificar gaps e oportunidades de melhorias. Além disso, foi desenvolvido um planejamento com foco total em resultados, insights e soluções de problemas.

Impactos rápidos, inteligentes, importantes e seguros. Essa é a força do Business Intelligence bem aplicado. Gerar valor para lojas e insights poderosos.

Quer saber mais sobre a Biso? Teste já ou agende uma demo com o time de especialistas e alavanque seus resultados!