O governo da China está preparando uma legislação que prevê a cobrança de algum tipo de imposto sobre vendas online. O mercado de comércio eletrônico na China é estimado em US$ 212 bilhões anuais.
A exemplo do projeto de lei em discussão nos Estados Unidos – a proposta foi aprovada pelo Senado americano, mas enfrenta resistência na Câmara – a proposta é uma reação das lojas ‘reais’ contra o crescente movimento de vendas pela rede.
A proposta foi feita originalmente por Zhang Jindong, presidente da Suning Appliance, uma das maiores redes varejistas de equipamentos eletrônicos da China.
A sugestão parece ter sido levada a sério. O Ministério do Comércio chinês admitiu que há discussões envolvendo vários interessados em uma “Lei de Promoção do e-commerce”.
Outra possibilidade é a China passar a exigir registro comercial de sites especializados em vendas C2C (consumidor-a-consumidor). Atualmente, apenas as vendas de varejistas para consumidores exigem o registro – e, consequentemente, o recolhimento de impostos.
Por: Convergência Digital