Logo E-Commerce Brasil

99Food oficializa reinicio da trajetória no Brasil

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A 99Food, que integra o grupo chinês DiDi, retomou nesta segunda-feira (16) sua operação de delivery em Goiânia, após ter deixado o mercado em janeiro de 2023. O serviço, agora integrado ao aplicativo principal da 99, retorna com uma estratégia de incentivo voltada a comerciantes, entregadores e consumidores. O destino passa por um período de testes.

99Food oficializa reinicio da trajetória no Brasil
(Imagem: Divulgação/99Food)

De acordo com a empresa, bares e restaurantes locais terão isenção de mensalidade e de taxa de comissão por dois anos, com a promessa de aumentar em até 20% o lucro por pedido. A companhia estima alcançar parte dos quase 400 mil estabelecimentos que ainda não utilizam plataformas de entrega no Brasil.

Para os entregadores, a 99Food oferece remuneração diária de R$ 250 para quem concluir 20 corridas — sendo ao menos cinco delas de pedidos de comida. Já os consumidores terão acesso a descontos promocionais, incluindo cupons de até R$ 99 para os primeiros pedidos e entregas gratuitas em campanhas específicas.

A empresa não divulgou os números iniciais da operação em Goiânia, como a quantidade de restaurantes cadastrados ou entregadores ativos.

Histórico

Lançado originalmente em novembro de 2019, o 99Food operou por pouco mais de três anos no Brasil como um aplicativo independente. Com o retorno, o serviço passa a funcionar exclusivamente dentro do app da 99, alinhado ao modelo de superapp. A expectativa é investir R$ 50 milhões nos próximos cinco anos para expansão da operação.

A forte concentração de mercado é apontada como um dos principais obstáculos para novos concorrentes. Agora, além da 99Food, a Meituan também está movimentando o cenário nacional do delivery, projetando o lançamento da marca Keeta no país.