Logo E-Commerce Brasil

R$ 47 milhões em fraudes são evitados no Dia dos Namorados

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

No Dia dos Namorados, cerca de R$ 1,7 bilhão em pedidos online foram analisados pela Konduto, empresa de antifraude para pagamentos online. O valor é 85% maior do que os R$ 915 milhões registrados em 2020. Desse total, R$ 47 milhões em fraudes foram impedidos. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela empresa sobre as tentativas de golpe nos 15 dias que antecedem as comemorações da data, período em que os consumidores estão mais focados nas compras.

Em 2021, foram analisados 15,8 milhões de pedidos de mais de 33 mil lojas atendidas, quantia 80% superior ao ano anterior, que marcou 8,5 milhões. Entre as solicitações verificadas, 155 mil tentativas de golpe foram evitadas, 60% a mais do que no primeiro Dia dos Namorados pandêmico.

“Todos os dias identificamos e evitamos milhares de tentativas de fraude, mas esse valor fica muito maior perto de datas comemorativas. Números tão impressionantes como esses só revelam a importância dos serviços de antifraude para evitar prejuízos desnecessários ao varejo”, comenta Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Outro dado curioso diz respeito ao momento em que as compras foram realizadas: 10% delas foram feitas no dia 12, o que indica que muitas pessoas optaram em adquirir os presentes próximo a data. Já as ações dos fraudadores ocorreram principalmente nos dias 09, 10 e 11 de junho, representando cerca de 30% do total dos pedidos computados antes, durante e depois a esse período.

Leia também: Grupo Boticário fará entregas somente com veículos elétricos até 2025.