Logo E-Commerce Brasil

Consumidores compram lembrancinhas, mas querem presentes caros neste Natal

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Papai Noel está mais comedido esse ano. Mesmo com a intenção de gastar menos nas compras de Natal com relação a 2010, os consumidores brasileiros esperam ganhar presentes de alto valor como tablets, por exemplo, segundo a pesquisa da OH! Panel, divulgada nesta quinta-feira pelo MercadoLivre.com. Foram entrevistados 1.473 internautas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Venezuela, Uruguai, Peru e Equador sobre quais os presentes mais cobiçados, qual a intenção de gasto e os principais meios de compra neste final de ano.

O desembolso com presentes de Natal está mais moderado. A maioria dos entrevistados, 39,3%, pretende manter o valor gasto com as compras de 2010. Já entre os brasileiros, nota-se uma redução: 41,2% pretende gastar menos do que o ano passado, reservando uma verba entre R$ 201, 00 a R$ 500,00 em 26% dos casos.

Mesmo assim, o tablet continua sendo o presente mais desejado entre os 46,1% do total de entrevistados da pesquisa e 47% dos brasileiros. Ainda entre as preferências dos consumidores brasileiros, 28,4% gostariam de ganhar roupas, 24,4% preferem ganhar dinheiro para comprar algo, 21,6% almejam um laptop/notebook, 21,3% calçados, 20,2% viagens e 19,6% pediram ao Papai Noel um smartphone (ver ranking abaixo)

A internet ganha espaço gradativo entre os meios de compras, sendo o terceiro preferido entre os consumidores latino. No geral, 48,7% gostam de fazer compras em lojas do comércio de rua, 42,7% em shoppings e 40,3% na internet. Entre os brasileiros, a internet agrada 38,6% dos entrevistados. 82,4% apontam a internet como o melhor ambiente de compras devido aos preços mais convidativos, 59,2% pela economia de tempo, 34,3% por procurar produtos somente disponíveis na web, 32,7% pela comodidade de receber o produto em domicílio, 28,6% para evitar congestionamentos, 27,3% por obter maior quantidade de informações sobre o produto e 22% por encontrar presentes personalizados.

Os sites de e-commerce são os mais procurados por 90,2% dos consumidores, seguidos pelos sites de grandes varejistas (42,9%) e sites de compras coletivas (29%). Destes, 90% usam as plataformas de meios de pagamento online (MercadoPago, por exemplo).  55% efetivam os pagamentos com o cartão de crédito/parcelas, 54,4% em dinheiro à vista e 21,9% em débito em conta, enquanto esse cenário se modifica entre os demais países da América Latina, onde 70% preferem o pagamento à vista em dinheiro e 41,5% em cartão de crédito/parcelas.