Logo E-Commerce Brasil

26% dos brasileiros preferem o WhatsApp para lembretes de renovação de assinatura

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de <nowrap>e-commerce</nowrap> desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Os hábitos de consumo relacionados à internet estão avançando de forma rápida para os latino-americanos. É o que mostra a pesquisa “Customer Engagement Benchmarks – 2022”, conduzida pela MoEngage, plataforma de engajamento com insights gerados por Inteligência Artificial. A pesquisa levantou dados da América Latina, mas Brasil e Chile são os focos da análise de dados.

De acordo com o levantamento, as pessoas tem usado as redes e os aplicativos de mensageria para acompanhar pedidos feitos online e até receber lembretes de renovação de assinatura. O WhatsApp e o Facebook são os preferidos para essa função para 26% dos internautas brasileiros, atrás somente do e-mail (28,8%) e seguido pelas notificações push (19,2%).

Além destes canais, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (17,2%) e, por último, o SMS (8,8%) foram abordadas.

Para o Chile, as comunicações sobre renovações de assinaturas são bem aceitas por E-mail por 43,2%, notificações via Push, por 20%; e mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website, por 14,8%.

Conectividade

Em 2022, a América Latina atingiu uma taxa de disseminação de internet de 66,1%. Apenas no Brasil essa margem chegou a 70,2%, no Chile atingiu 82,30%. Esses dados mostram como a corrida pela transformação digital tem impulsionado as empresas a oferecer serviços e alternativas para os clientes com as ferramentas que eles já têm à disposição, como é o caso dos aplicativos de redes sociais e mensageria.

Afinal, para que baixar outro aplicativo para ter na palma da mão algo que posso receber em um aplicativo que uso diariamente?

Lançamento de produtos

Um dos tópicos abordado pela pesquisa é o recebimento de informações e lançamentos via redes sociais. Para mais da metade dos brasileiros (52%), é uma preferência receber alertas através das redes (Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook, Reddit), com uma dianteira grande com relação aos demais canais de comunicação digital.

São eles:

  • 14,8% querem receber estes anúncios por e-mail;
  • 11,2%, via mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites;
  • 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook meios interessantes;
  • 6% gostam de receber notificações via Push;
  • 4,8% dos compradores preferem alertas por SMS.

No Chile, os alertas via Redes sociais também está no topo, com 56% das preferências, seguidas de e-mail (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites (9,2%); notificações via Push (6,40%); SMS (5,6%) e Whatsapp ou Facebook (3,20%).

Status dos pedidos

Quando o assunto é receber os status dos pedidos, no entanto, os consumidores preferem que a comunicação seja realizada por e-mail: 31,6% no Brasil e 38% no Chile.

É perceptível a aproximação do WhatsApp, pelo menos no Brasil, pois 22,8% consideram esse canal preferível.

Em seguida, no Brasil, ficam as notificações via push (18,4%), SMS (14,4%) e as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (12,8%).

Já no Chile, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website são preferíveis por 18,4%, e em terceiro lugar as notificações via Push (16%).