Logo E-Commerce Brasil

23% dos lojistas tem dúvidas sobre as comissões padrões dos marketplaces

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Em uma pesquisa sobre gestão financeira realizada pela Koncili em parceria com o E-Commerce Brasil, verificou-se que 78% dos lojistas de e-commerce consideram o cartão de crédito o principal meio de pagamento usado em seu e-commerce.

Com uma boa diferença, apenas 16% dos lojistas afirmaram que o boleto é o mais utilizado por seus consumidores.

Muitos desses lojistas afirmaram atuar em um ou mais marketplace, com destaque para Mercado Livre (71%), B2W Marketplce (55%), Magazine Luiza (49%) e Amazon (47%).

Dúvidas

Dos que atuam em marketplace, 23% afirmaram ter dúvidas com relação à comissão padrão do marketplace. Outras dúvidas apresentadas:

  • 18% comissão sobre o frete;
  • 11% comissão de campanhas e ações;
  • 11% imposto de renda sobre pagamento do marketplace;
  • 11% ações de rebate (cartão de crédito);
  • 10% penalidades;
  • 6% estorno da venda;
  • 5% pedido fora do ciclo.

Conciliação e repasses

42% afirmou que acompanha semanalmente os repasses dos marketplaces e faz as conciliações.

Para 22%, no entanto, esta é uma tarefa mensal, enquanto 16% fazem isso quinzenalmente e 13% não faz a conciliação. Apenas 5% respondeu que só faz a conciliação no início do ciclo de repasses

Principais erros nas conciliações

Para 37% o maior erro encontrado ao fazer a conciliação é com relação ao valor do comissionamento. Também na marca dos 37%, o erro se encontra no estorno incorreto.

23% alega que encontra erros na cobrança de frete indevida e 25% em chargebacks. Apenas 8% afirma encontrar vendas duplicadas.

Vantagens da conciliação de repasses

39% dos respondentes acha que a principal vantagem da conciliação de repasses é o controle dos recebíveis. Para 20%, a principal vantagem é o controle de fluxo de caixa. Também para 20%, a principal vantagem é ganho de agilidade no processo.

  • 8% gerenciamento de estornos e cancelamentos;
  • 6% prevenção de fraudes;
  • 5% melhor precificação dos produtos.

Problemas que podem acontecer sem a conciliação

42% dos lojistas acredita que o principal problema que pode acontecer sem a conciliação de repasses é o descontrole das taxas dos marketplaces.

23% acredita que é a falta de controle da margem de lucro. Para 20% é a falta de pagamento das despesas e 13% acha que são as fraudes.

Leia também: Navegador do Alibaba é excluído de lojas de aplicativos Android na China.