O segmento de compras online é um dos mais eficientes dos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2024, o e-commerce brasileiro movimentou mais de R$ 204 bilhões, representando uma expansão de 10,5% quando comparado com 2023. Esses são dados da ABComm, que também indica que para 2025 a expectativa é que o faturamento alcance R$ 224,7 bilhões, com um aumento de 10%.

Com os avanços tecnológicos, jornadas de compras mais complexas e consumidores cada vez mais exigentes, o ato de vender online vai muito além de apenas entregar serviços e produtos. E é aqui que entram requisitos como dados, automação, personalização e canais integrados. Hoje esses são os pilares essenciais para quem quer não apenas sobreviver, mas prosperar e se destacar no e-commerce.
Para você, caro leitor, entender um pouco melhor, vou explicar esses pontos.
Dados
Os dados podem ser considerados os novos combustíveis para o varejo online. É por isso que empresas que investem em analytics conseguem entender melhor o perfil de seus clientes, prever demandas, otimizar estoques e criar campanhas mais eficazes. É justamente por meio de dados que gestores conseguem ser capazes de tomar decisões mais rápidas e eficientes, principalmente em um mundo cada vez mais veloz.
Automação
Aqui começo reforçando que automação não significa ‘frieza’ ou distanciamento. A automação, quando bem implementada, vai justamente na linha contrária. Por meio dela, gestores conseguem liberar os times para focar em estratégias e criatividade, enquanto os robôs cuidam do operacional.
Hiperpersonalização
Como comentei no início deste texto, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e isso tem gerado uma alta demanda por serviços, produtos e campanhas cada vez mais personalizadas. Por isso, mais do que uma questão de tecnologia, personalizar é uma escolha estratégica: é por meio da personalização que as marcas conseguem gerar conexão com seu público-alvo, fortalecem campanhas e aumentam o engajamento, o que contribui diretamente para a fidelização de clientes.
Multicanais
Você é impactado por uma campanha na TV, começa a pesquisar um pouco mais na internet, pesquisa a reputação da marca em diferentes plataformas, conversa com outros clientes via WhatsApp e, por fim, vai até a loja física para comprar. Esse é apenas um dos exemplos do quanto a jornada de compra não é mais linear. Por isso, é extremamente relevante para interagir e manter o cliente ativo.
Por fim, é fato que o varejo online tem sofrido muitas transformações e, podem acreditar, teremos ainda mais novidades incríveis para os próximos anos. A proposta, de forma geral, é atrair, engajar e transformar clientes em fãs e embaixadores das marcas. Pense nisso!
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