Veja que na imagem acima, por exemplo, retirada da ferramenta da Sieve, o histórico de preços identificou um novo concorrente para a venda do produto que foi analisado. A loja desse gestor (em laranja) poderá começar a entender quem é esse concorrente (em preto) e como ele se posiciona no mercado - este, no caso, com uma oferta de preço superior àquela praticada pela empresa que utiliza essa ferramenta de análise.
Nesta outra imagem, da mesma ferramenta, porém com produtos e concorrentes diferentes, a ruptura apresentada pelo concorrente em roxo aponta que ele estava sem o produto no estoque durante aquele período. Conforme a empresa achar válido, ela poderá criar estratégias para seu produto baseadas justamente nesses insights de mercado e absorver a demanda que não será atendida pelo concorrente que não tem o produto.
Contar com ferramentas desse tipo ajuda porque elas atuam para que o gestor possa se antecipar sempre, sem perder tempo com a parte operacional e podendo se focar 100% na gestão. Esse gestor tende a sair à frente da concorrência e conseguirá manter sua margem de lucro sempre ativa, porém acompanhando todas as altas e baixas do mercado: reduzindo preços quando essa for a necessidade para bater a concorrência ou tendo uma margem maior quando o mercado estiver propício a pagar mais caro pelo produto.
São estes insights, afinal, que fazem a diferença na vida de qualquer gestor e que ajudam o negócio a crescer a partir de estratégias, não às cegas, mas com alguma previsibilidade, de forma que elas tenham tudo para serem vencedoras.