Logo E-Commerce Brasil

Uso do desconto como ferramenta de fidelização

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O bom momento vivido pelo comércio eletrônico brasileiro, que cresceu 26% em 2011 e faturou R$ 18,7 bilhões, reflete um mercado cheio de oportunidades para as lojas virtuais. Porém, é preciso lembrar que, conforme o consumidor adere a esse mercado e cria o hábito de comprar pela Internet, ele fica cada vez mais exigente. “Investir em logística é um ponto fundamental. Não existe nada mais frustrante para o consumidor do que comprar um produto pela Internet e simplesmente não recebê-lo, ou receber com vários dias de atraso. O cliente que viveu uma experiência ruim não voltará a comprar na mesma loja”, explica Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos.

Uma experiência ruim pode significar não somente a perda de uma venda, mas a perda de um cliente, que nunca mais voltará à loja virtual que lhe prestou um serviço ruim. Para acompanhar o ritmo de crescimento do comércio eletrônico, as lojas virtuais devem aumentar a sua estrutura, contratar pessoas capacitadas e gerenciar uma equipe com propriedade.

Outro ponto importante é entender que o uso de promoções e cupons de descontos funciona não somente para liquidar estoques, mas para fidelizar clientes. “Sairão na frente as lojas capazes de atender à demanda crescente de clientes com um serviço de qualidade e, de preferência, com um belo desconto”, conta Pedro Eugênio.

Black Friday

Desde seu início, o comércio eletrônico brasileiro se pautou pelas datas do varejo tradicional para faturar mais. Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Dia dos Pais continuam gerando bons resultados, porém, a história recente mostra o surgimento no Brasil de datas sazonais próprias do e-commerce.

É o caso da Black Friday, que em 2012 acontece pela terceira vez no comércio eletrônico brasileiro. O conceito é inspirado na tradicional data do varejo americano. Nesse dia, durante 24 horas, as mais diversas lojas oferecem descontos acima do normal.

A última edição rendeu ao comércio eletrônico brasileiro seu maior faturamento em um único dia: foram R$ 100 milhões, 88% a mais do que em 2010, segundo a consultoria e-bit. Grandes players aderiram ao conceito, como WalMart, Americanas, Dell, Netshoes, Lojas MM, Compra Fácil, Polishop, entre outros.

Ainda segundo o e-bit, o gasto médio por compra na Black Friday 2011 foi de R$ 425, ficando acima da média usual do e-commerce, que é de R$ 350.

As categorias mais vendidas foram informática e eletrodomésticos, cada uma com 12% do total. Os eletrônicos responderam por 10% das compras e o segmento de moda e acessórios representou 9%.

Responsável por importar o conceito ao Brasil, o portal Busca Descontos reuniu ofertas de 53 lojas virtuais, totalizando mais de 68 mil produtos com desconto, em diversas categorias. A edição de 2012 já está com data marcada e acontece durante as 24 horas do dia 23 de novembro. A expectativa é de que a data represente o dia mais lucrativo do ano, assim como aconteceu em 2011, quando o e-commerce brasileiro teve o maior volume de transações já registrado em um único dia, com mais de 237 mil pedidos realizados em um período de apenas 24 horas. Em 2010, foram 142 mil compras.

“A edição de 2011 colocou de vez a Black Friday no calendário do e-commerce nacional. Varejistas que não se prepararem para oferecer boas promoções nesse dia ficarão para trás. Posso afirmar que muitos já estão se preparando para a data”, afirma Pedro Eugênio. O portal estima que a edição 2012 conte com a participação de mais de 90 lojas virtuais.

Famosa nos Estados Unidos, a Black Friday acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome), lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem megapromoções, que em alguns casos chegam até 90% de desconto. Para os comerciantes, o dia funciona como uma ferramenta para alavancar as vendas e atrair novos clientes, que podem ser fidelizados posteriormente. Para os consumidores, uma ótima oportunidade de comprar diversos produtos com preços reduzidos.

Nos Estados Unidos, a última edição da data movimentou US$ 816 milhões no e-commerce do país, com crescimento de 26% frente aos gastos da edição de 2010. As informações são da empresa de métricas online comScore.

“O Brasil tem se mostrado muito receptivo a datas como o Black Friday, tanto que os resultados foram fantásticos”, explica Pedro Eugênio. O executivo acrescenta que o e-commerce do país começa a caminhar com as próprias pernas, sem depender somente de datas tradicionais e já consolidadas. Prova disso é o próprio Black Friday e o surgimento de outras datas próprias do e-commerce no país, como o Boxing Day, que acontece no primeiro dia útil após o Natal e reúne ofertas de saldão, e o Dia do Frete Grátis, ação também organizada pelo Busca Descontos, que reuniu ofertas de mais de 50 lojas virtuais, sem custo de frete.

“Os consumidores estão prontos para comprar, mas precisam de um incentivo. O desconto é, muitas vezes, o detalhe que falta para se concretizar uma venda”, finaliza Pedro Eugênio.

***

Todos os direitos reservados. Não é permitida a publicação parcial ou total.