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Três pequenos “truques mentais” no seu CTA que podem aumentar suas vendas

Por: Gustavo Ferreira

Business Consultant, Entrepreneur and Best-Seller Author

Gustavo Ferreira é empresário, atua com consultoria de marketing e negócios para clientes no Brasil, Austrália, Canadá e Estados Unidos; realiza palestras, cursos e treinamentos presenciais e on-line e é professor convidado da PUC-RS para cursos de especialização e MBA em Marketing, sobre o tema Gatilhos Mentais; Gustavo é co-fundador da Agência Adcraft Lab, agência especializada em criativos para anúncios em escala, já gerou mais de 40 milhões em vendas para seus clientes, e gerencia mais de 7 milhões de dólares em campanhas de publicidade online. Gustavo Ferreira é autor do best seller "Gatilhos Mentais: o Guia completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas para você aplicar", que já vendeu mais de 300 mil cópias, e é nº1 em vendas na Amazon, e de “Copywriting: Palavras que Vendem Milhões”, entre outros livros. Seu último lançamento é o “Cartas de Ouro para Empreendedores”, um guia prático para quem deseja ter um negócio de sucesso. O livro traz métodos eficientes para prospectar clientes e aumentar o impacto da marca.

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Sempre falo para meus clientes que não há uma única “resposta certa”, nem um único caminho para fazer suas vendas decolarem.

Mesmo quando preciso aplicar especificamente técnicas ligadas ao uso dos gatilhos mentais, não existe uma garantia absoluta de que as pessoas responderão como quero.

Porém, existem tendências e “botões” que podemos apertar e testar para ver o que funcionará no nosso cenário. Ou seja… o que funciona para você não necessariamente funcionará para mim.

Usuário em notebook com página de e-commerce exibindo produto e CTAs.
Imagem gerada por IA.

E é aí que entra meu trabalho.

Porque a única maneira de conseguir o melhor resultado, é testando diversas hipóteses diferentes, e mensurando os números que me ajudam a saber se estou no caminho certo.

Então hoje quero trazer uma pequena visão do meu arsenal de testes que você pode aplicar em seu e-commerce que pode aumentar suas vendas, e hoje vamos focar em mudanças no seu CTA (call-to-action).

1 – Na página de vendas

Se você quer vender o seu produto e seu cliente está realmente considerando a compra, qual a chamada de ação mais intuitiva que você pode usar?

“Compre agora”, ou similar, é a resposta mais comum e direta.

Porém, você pode testar ajustar o seu CTA para “Adicionar ao carrinho”, porque dessa forma você ativa dois “gatilhos mentais” ao mesmo tempo: compromisso e coerência, porque a sensação é como se o seu cliente estivesse em um mercado fazendo compras. Se você está adicionando ao carrinho, você irá para o caixa. Seu cliente pensa algo como: “Se já adicionei ao carrinho, eu preciso completar a compra”.

E há um outro efeito também, que é a retirada da pressão de vendas.

Ter um CTA explícito de “comprar” pode fazer seu cliente se sentir pressionado, e isso pode invalidar uma venda potencial.

Em alguns cenários, já consegui aumento de 35% em vendas apenas com essa mudança.

2 – Em anúncios

Se você está rodando anúncios, um CTA interessante para testar é “Obter oferta”.

Esse CTA é interessante porque ativa vários efeitos na mente do seu cliente. Uma “oferta” é algo especial, e diferente do preço normal.

Essa pode ser uma oportunidade única para ele, talvez exista um desconto ou algum bônus especial.

Lembre: sua “oferta” precisa ser coerente e, se possível, realmente criar algo diferenciado. Inclusive esse pode ser um bom teste para um anúncio de remarketing.

Há outro teste interessante que também gosto de fazer ligado à “headline” (título) do seu anúncio. Algumas pessoas colocam a headline como o próprio CTA (além do próprio botão de anúncio). Um teste que sempre gosto de fazer é adicionar o que chamo de “título cego”, para ativar a curiosidade.

Em vez de criar uma headline “Compre agora essa garrafa d’água”, você pode testar algo como “Isso mudou completamente a minha vida”.

Por que esse é um “título cego”? Porque eu não falo o que é, crio um “loop” na mente do meu cliente, e isso o força a querer saber mais. Aliás, “Saiba mais” é meu CTA favorito em anúncios.

Esses testes também já geraram cenários de aumento de 48% em vendas.

3 – Posição do CTA

Imagine uma página de vendas de um produto. O que é o mais normal?

Ter a descrição do produto (ou um vídeo de vendas dependendo do seu caso), e o botão de compra está logo abaixo, ou ao lado, dependendo do navegador.

Bem, e se você alterar a posição para o topo?

Esse é um teste muito mais efetivo quando há um vídeo de vendas envolvido, mas essa pequena alteração pode aumentar em cerca de 13% o seu número de vendas – simplesmente porque muitas pessoas não veem o botão que fica abaixo do vídeo (ou página de produto).

Como eu disse, esses três pequenos truques são uma garantia de aumento de vendas? Não.

Porém, se você tem números claros e consegue realizar esses testes, você pode ver um grande aumento de resultados.