
Veja como alavancar suas vendas com os gatilhos mentais que mais convertem.
1. Prova social
Atire a primeira pedra quem nunca comprou algo só porque viu outras pessoas usando ou leu publicações favoráveis na Internet. São inúmeros influenciadores digitais falando bem nas redes sociais e consumidores elogiando por meio de comentários que despertam o desejo de compra. Pois bem, a prova social é uma espécie de atestado de confiança, sabe? Se o consumidor está em dúvida se vale a pena ou não comprar determinado produto, ele procura opiniões de consumidores que testaram e aprovaram. E nada melhor do que os reviews para gerar provas sociais. Como as avaliações são feitas por consumidores que tiveram experiências reais com o produto ou serviço, elas têm um poder maior de influência se comparadas com as propagandas da marca. Aliás, essa é uma forma de deixar que os clientes vendam para você. Legal, né?2. Reciprocidade
Reciprocidade significa troca. No e-commerce, esse gatilho mental traz aquela ideia de relação ganha-ganha, em que todas as partes se beneficiam da transação comercial. Um bom exemplo é o clube de fidelidade. Para agradecer pela lealdade do consumidor, as empresas oferecem cupons de desconto nas próximas compras, brindes, frete grátis entre outros. É possível perceber outro caso típico nos programas de indicação. O consumidor que indica recebe uma bonificação, o indicado também ganha uma vantagem e o e-commerce lucra com o aumento das vendas.3. Afinidade
Também conhecido como gatilho mental da afeição, essa técnica de venda é baseada em envolver o consumidor emocionalmente para vender. No dia do orgulho LGBTQIA+, por exemplo, é possível fazer ações promocionais temáticas para gerar identificação com o público. Mais uma forma de trabalhar a afinidade é por meio das doações. Nesse sentido, alguns e-commerces revertem um percentual do valor vendido em doações para projetos sociais e organizações não-governamentais. Na hora de fazer o checkout, o consumidor escolhe o projeto que mais se identifica para contribuir com a causa, entende?4. Autoridade
Se o seu vizinho que não sabe nada sobre carros diz que a marca X é a melhor do mercado, talvez você nem dê bola, certo? Agora, tudo muda se o melhor mecânico da sua cidade disser que a marca Y é a melhor de todas, não é mesmo? Portanto, quando alguma autoridade no assunto assina embaixo e recomenda um produto ou serviço, o nível de confiança do consumidor aumenta. Então, a tendência é que ele acredite no especialista e compre. O mercado publicitário usa muito a artimanha para chamar a atenção dos clientes. Pense bem: você já deve ter visto por aí frases do tipo: “a marca mais recomendada pelos dentistas”, “o produto queridinho dos dermatologistas”, “o acessório que virou febre entre as celebridades'' e por aí vai. Assim, a mesma estratégia pode ser aplicada ao e-commerce com os slogans nas páginas dos produtos, vídeos explicativos, descrição completa, entre outros.5. Escassez
Esse é um dos gatilhos mentais mais utilizados pelo comércio eletrônico. E não é difícil identificar não, viu? Confira alguns exemplos:- Corra! Restam apenas cinco unidades no estoque;
- Oferta válida enquanto durarem os estoques;
- Frete grátis para os 100 primeiros compradores.