Eu vou ser honesto.
Não gosto de falar do mesmo hype de IA que todos estão falando, mas hoje preciso trazer esse tema para você.
A realidade hoje é: todo mundo diz que usa IA, fala que IA é o futuro, mas… ainda usam apenas meia dúzia de prompts básicos no ChatGPT, e pensam estar arrasando.

Veja, IA é como uma Ferrari. E a maioria dos donos de empresas a estão usando como charretes, em vez de utilizar o seu máximo potencial.
Não tenho como mostrar para você meus próprios prompts (apenas para gerar um anúncio, meu prompt tem quase cinco mil palavras)…
Mas posso te trazer algumas ideias de como você pode utilizar IA de forma estratégica no seu negócio com alguns dos processos que uso internamente.
1 – Criação de anúncios a partir de sessões de brainstorm
Se, na sua equipe, vocês fazem reuniões de brainstorm, é possível transcrever esses encontros (existem várias ferramentas para isso).
Em seguida, envie para sua IA favorita (como o ChatGPT), e peça que organize tudo que foi falado.
Após organizar as informações, você tem diversas opções. Algumas das minhas favoritas:
Prompt 1:
“Crie dez ideias de hooks diferentes para o produto x com base nessas ideias.”
Variações:
“Gere dez ângulos diferentes para serem explorados baseado nos top trends atuais.”
“Inspire-se em (outro nicho: se você está no nicho de emagrecimento, pode inspirar-se em ganhar dinheiro). Crie cinco ângulos diferentes para os anúncios baseado nisso.”
Dessa forma, você pode ter dezenas de ângulos diferentes para anúncios para testar e ver o que funcionará melhor.
Se você quer ir além, pode até mesmo criar um robô que “lê” os anúncios dos competidores e cria novas ideias para você.
2 – Identificação de buracos no funil
Envie para a IA cada um dos passos do seu funil (por exemplo, anúncio, landing page, página de checkout).
Fale para a IA algo como:
Prompt 2:
“Considere que você é uma mulher de 52 anos que já viu todos os anúncios possíveis para emagrecer, testou dezenas de produtos e é super cética.
O que faria você não comprar?
Quais potenciais objeções não foram cobertas?
Quais partes do funil estão gerando atrito, ou tendo uma mudança brusca na comunicação que quebram a experiência do cliente?”
Dessa forma, você é capaz de identificar diversos pontos de falha na sua comunicação.
Se você quiser ir além, pode expandir esse fluxo com o seguinte:
– Crie uma análise completa da persona (ou envie sua persona atual)
– Faça as mesmas perguntas acima
– Crie um outro prompt como esse:
Prompt 3:
“Você é um copywriter experiente com milhões em resultados em vendas consertando funis defeituosos. Seu papel é analisar a comunicação atual de um cliente, e consertar todos os pontos de falha. Você é um copywriter de resposta direta, não escreve nada fofo, nem que pareça uma IA falando. Você é direto e apenas se importa com a venda. Com base nesse funil, nessa persona e nessa análise, conserte a copy atual. Você não tem que me agradar, você tem que vender.”
Dessa forma, você é capaz de ter uma análise profunda do seu funil de vendas atual e conseguir muito mais conversões.
Agora, espero que você tenha percebido um detalhe.
Nesse último exemplo para identificar “buracos” no seu funil de vendas, eu não utilizei “um” prompt, mas três (criar a persona, fazer as perguntas e um prompt para recriar).
A IA funciona melhor com comandos diretos e específicos.
É melhor você dar um comando por vez do que criar um prompt com todas as informações, ainda mais quando elas devem ser incrementais.
O meu prompt interno de geração de anúncios é um processo de 4 ou 5 passos, dependendo da necessidade específica que preciso rodar.
Isso pode ser expandindo ainda mais com você criando sua própria automação de prompts em sequência, mas esse já é um passo mais avançado.
De qualquer forma, quis trazer para você um pouco da minha experiência real no dia a dia em campanhas que invisto até US$ 100 mil por dia, e esses são alguns dos prompts diários que utilizamos para nos auxiliar.