Logo E-Commerce Brasil

Retail media é peça fundamental do e-commerce atual

Por: Alejandra Restrepo

Diretora Global de Publicidade

Diretora Global de Publicidade para os Vendedores no Mercado Livre, lidera a equipe comercial global encarregada de fornecer soluções de publicidade inovadoras e eficazes para vendedores em toda a América Latina, assim como vendedores da China. Antes de ingressar no Mercado Livre, foi gerente sênior da McKinsey & Company e, no McKinsey Global Institute, liderou as pesquisas sobre urbanização e competitividade Global e na América Latina.

Recentemente, tive a oportunidade de participar do Fórum E-commerce Brasil 2023, um dos principais eventos do setor com público de mais de 20 mil pessoas, audiência que por si só representa a força e o intenso interesse no e-commerce no país. Nos últimos anos, o segmento passou a representar mais de 12% do total de vendas do varejo, e esse valor tende a crescer cada vez mais.

O desenvolvimento exponencial do e-commerce foi o que impulsionou a prática do retail media e o tornou uma realidade estratégica para marcas, empresas e agências.

Retail media foi o tema escolhido para se debater no evento, tópico que já é uma realidade no cenário da publicidade digital no Brasil e na América Latina. Pude compartilhar um pouco dos benefícios nos negócios digitais, dentre eles, os dados proprietários, que permitem entregar anúncios assertivos e direcionados, ajudando marcas, agências e vendedores a transformarem os seus negócios.

Retail media: realidade estratégica para marcas e qualidade de audiência

O desenvolvimento exponencial do e-commerce foi o que impulsionou a prática do retail media e o tornou uma realidade estratégica para marcas, empresas e agências. Com os dados proprietários, é possível entender: o comportamento, qual meio de pagamento, a sazonalidade e qual é a intenção de compra. Isso ajuda os anunciantes a customizarem as mensagens e terem maior efetividade no anúncio.

Além desses dados, o retail media conta com a massividade e a qualidade da audiência, que são pontos fundamentais. Os anunciantes querem cada vez mais diversificar a carteira de mídia paga, a fim de atrair mais consumidores e fidelizar os antigos. Os anunciantes ainda encontram em marketplaces e e-commerces os consumidores já com mentalidade de compra. Mesmo com motores de busca e redes sociais como concorrência, as plataformas de mídia vêm disputando os orçamentos das marcas e anunciantes, que estão comprometidos em investir mais em e-commerces e marketplaces em 2023.

Espaço para divulgação de produtos

As soluções de performance de Mercado Ads, por exemplo, permitem montar estratégias e acompanhar o cliente em todas as etapas do funil: conhecimento, consideração e conversão. No modelo de retail media, as marcas encontram nas lojas online um espaço no qual podem não apenas vender seus produtos, mas também divulgá-los.

Prova da efetividade disso é que um estudo da eMarketer deste ano indica que, no Brasil, quatro em cada cinco compradores digitais foram impactados por um anúncio de retail media ao fazer compras online. A pesquisa também ressalta que a modalidade pode ser um impulsionador eficaz de vendas entre consumidores de todas as idades.

Em suma, retail media é peça-chave para as estratégias de negócios dentro de um e-commerce, pois auxilia as marcas a chegarem aos compradores, uma vez que as buscas já são feitas em sua maioria dentro de marketplaces e lojas virtuais. O mercado está aquecido e o varejo online já faz parte do cotidiano da população. Analisando todo esse contexto e os dados de mercado, fica evidente que o retail media é o presente e o futuro para o marketing digital.