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Realidade e tendências dos pagamentos móveis

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

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Por Michelle Ito – Redação PayPal   Recentemente, as empresas de telefonia móvel se depararam com um desafio no estado de São Paulo: a adição de mais um dígito, o nono, nos atuais números de celulares em operação. A medida acontece para que mais faixas sejam liberadas no mercado com o objetivo de atender à demanda crescente por dispositivos móveis. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), existem mais celulares do que habitantes brasileiros. Ao todo, são mais de 250 milhões de aparelhos ativos no País, sendo que cerca de 20% apresentam conexões de banda larga, o 3G. É notório que o ramo de telefonia celular no Brasil é um campo fértil para que verticais diversas, inclusive o varejo, apostem no segmento para ofertar novos produtos e serviços. “O consumidor está cada vez mais conectado e quer comprar de forma mais fácil e intuitiva. Certamente, o celular é um dispositivo que proporciona essas facilidades”, afirma Mario Mello, vice-presidente para a América Latina do PayPal, empresa de pagamento online pertencente ao grupo eBay Inc. Atualmente, as fabricantes de telefones móveis estão voltadas para o desenvolvimento de produtos mais potentes e com mais recursos, pois foi-se a era em que o consumidor buscava um aparelho apenas para efetuar ligações. De GPS (Global Positioning System) a câmeras de alta resolução, são inúmeras as possibilidades de uso que esses equipamentos oferecem e que são levadas em consideração no ato da compra. Afinal, o que as pessoas desejam, hoje em dia, é o algo a mais, são os equipamentos que oferecem recursos inovadores e aplicativos diversos para determinados sistemas operacionais, sejam eles iOS, Android ou Windows Phone. Nos mercados mais avançados, como o Japão, 20% do comércio online já é transacionado pelos telefones móveis. Pela comodidade de fazer compras em qualquer lugar, a qualquer hora e pela capacidade de acrescentar algo ao carrinho digital como e quando o usuário pensar nisso, o m-commerce proporciona uma conveniência superior à do comércio eletrônico tradicional e, por isso, os especialistas acreditam ser a maior tendência do varejo atualmente. Para ingressar no campo do m-commerce, os varejistas devem ter em mente que consumidores que usam esse tipo de tecnologia prezam pela rapidez, facilidade e segurança. O ambiente virtual ou aplicativo precisa oferecer acesso intuitivo, de qualidade, diferente do que já se viu no mercado e altamente confiável para que o consumidor possa armazenar informações sem receio. No caso de quem busca uma loja online, é fundamental considerar um parceiro para hospedagem que esteja apto para apresentar a loja em qualquer dispositivo: PC, tablet, smartphone ou outro. Certamente, todos esses cuidados colaboram para que se conquiste a adoção e a fidelização do cliente na plataforma de compra móvel. Segundo o IDC (International Data Corporation), o Brasil ultrapassará o número de 15 milhões de unidades vendidas de smartphones até o final deste ano, 73% a mais em relação o ano anterior. “Certamente, os segmentos da economia devem enxergar grande potencial nesse formato de vendas. Antes, a tendência estava na Internet, sendo que a empresa que não tinha um endereço virtual corria o risco de perder negócios para concorrentes que tinham o recurso. Hoje, o público brasileiro está nos celulares e é receptivo a consumir por meio dele. Aqui está a oportunidade”, ressalta Mello. A facilidade que o m-commerce traz à vida do consumidor é imensa. Por exemplo, um consumidor está no metrô e enxerga a ação promocional de algum produto, que traz consigo um QR Code. Com a tecnologia do m-commerce, caso essa opção esteja disponível, ele pode tirar uma foto do código, acessar o conteúdo via celular e efetuar a compra rapidamente. Dessa forma, o tempo do indivíduo é otimizado, um dos maiores trunfos da tecnologia, considerando que o tempo das pessoas é cada vez mais escasso para realizar qualquer tipo de atividade. Além disso, conforme os smartphones se popularizam, mais passageiros poderão efetuar compras enquanto vão do ponto A ao B, em vez  de obrigatoriamente se deslocarem para uma loja física. “O comércio móvel está mudando a forma de as pessoas realizarem compras e pagamentos, bem como o meio de os varejistas atraírem consumidores”, observa John Donahoe, presidente e principal executivo do eBay Inc. “Estamos assistindo surgir um novo paradigma do varejo a partir do aparelho móvel. Os consumidores têm o controle e desejam fazer compras a qualquer hora, em qualquer lugar. O eBay e o PayPal lideram a inovação no comércio móvel e formam parcerias com os varejistas para a construção de um novo ecossistema de varejo que entrega ricas experiências de compras multicanais aos consumidores”, explica. Porém, apenas aparelhos com conectividade à Internet não são o único nicho a ser explorado. No Brasil, a maioria dos celulares é pré-pago. De acordo com o estudo TIC Domicílios, divulgado pelo CGI (Comitê Gestor da Internet), 89% dos equipamentos seguem essa modalidade. Em contrapartida, outro dado curioso revelado é que o número devices nessa categoria de pré-pago e que apresentam a opção de acesso à Internet cresceu de cinco milhões em 2010 para 18 milhões em 2011. Enxergando essa crescente busca do usuário por consumir pacotes de dados e de voz para proporcioná-los cada vez mais mobilidade foi que o PayPal e a Vivo juntaram suas experiências e poder de inovação para lançar o desenvolvimento de uma tecnologia que permite aos clientes Vivo-PayPal realizar recargas nos aparelhos Vivo, além de enviar e receber pagamentos com cartão de crédito via dispositivos móveis, sem a necessidade de conexão à Internet. “Esse novo produto tem a missão de oferecer aos nossos clientes a vantagem da mobilidade. Com essa tecnologia, as pessoas passarão a recarregar os seus celulares onde elas estiverem, a partir do próprio aparelho, sem precisar procurar um supermercado, casa lotérica ou banca de revista. Além de poderem receber e enviar pagamentos com cartão de crédito usando apenas o seu celular, com toda a segurança. Com isso, muitos clientes e comerciantes vislumbrarão uma série de novas oportunidades de negócios”, diz Mello.   2012: Ano promissor Para este ano, o PayPal destaca três cenários importantes no segmento de pagamentos eletrônicos. “Este é um momento empolgante para os consumidores de uma maneira geral. Enxergamos vários movimentos no setor de pagamentos, mudanças que vão impactar de forma importante na experiência do usuário de plataformas online, que demandam sempre maior comodidade, facilidade e rapidez”, aponta Mello. O executivo acrescenta que eventos esportivos no País trarão milhares de turistas ao Brasil, público que apresenta alto poder de compra de diversos tipos de produtos e serviços. Abaixo seguem as previsões de PayPal para esse segmento durante este ano: 1) Crescimento vertiginoso dos pagamentos móveis Em 2011, o mercado já teve uma amostra dessa tendência, já que as empresas cresceram muito no desenvolvimento das soluções de m-commerce. Apenas o PayPal cresceu 500% nesse segmento. Globalmente, esse crescimento deve continuar, principalmente pela penetração dos smartphones e tablets no cotidiano das pessoas. “Vemos diversas inovações na comunicação móvel, sendo que os tablets despontaram no mercado como o dispositivo eletrônico móvel com adoção mais rápida da história”, salienta Mello. “A mobilidade promovida pelos dispositivos móveis traz inúmeras facilidades à população e, consequentemente, altera o seu comportamento de consumo. Afinal, basta um clique no celular para adquirir serviços de táxi, por exemplo. Mais fácil e rápido”, explica Mello.  2) Intercâmbio dos mundos online e offline Este ano testemunhará um crescimento nas moedas virtuais como forma de comprar "mercadorias" reais. Imagine comprar gêneros alimentícios no supermercado e pagar com créditos do Facebook ou utilizar milhas acumuladas para tomar uma xícara de café na Starbucks. Para um jovem de 15 anos de idade, que não pode ter um cartão de crédito ou abrir uma conta bancária, os pagamentos virtuais são alternativas interessantes e, sobretudo, rápidas. Os varejistas que enxergarem isso e adequarem suas ofertas e meios de pagamento para atingir esse público serão recebidos de braços abertos. Paralelamente, as redes sociais também desempenham um papel importante no comportamento das pessoas, tanto derrubando governos e possibilitando movimentos políticos em massa, quanto criando diversos tipos de perfis de consumo. Do ponto de vista do varejo, as mídias colaborativas exercem um papel empolgante, sendo que a moeda de troca poder ser um curtir ou comentar, incentivando as pessoas a se posicionarem diante de um fato ou corrente de pensamento. 3) Surgimento de dispositivos alternativos de comércio O impulso-chave da inovação nos pagamentos será a habilitação de dispositivos alternativos para o comércio. O PayPal implementou recentemente o pagamento via console para mais de 57 milhões de residências que possuem o Xbox nos Estados Unidos, além de estar recebendo solicitações de recursos de pagamento para diversos produtos: desde refrigeradores, passando por bombas de gasolina, até lavanderias. Conforme os dispositivos se tornam “inteligentes e conectados”, oferecem mais opções de escolha ao consumidor e permitem que a carteira digital na nuvem demonstre seu verdadeiro valor. Em breve, as pessoas não precisarão mais acumular cupons ou lembrar números de cartões fidelidade, pois suas carteiras digitais identificarão de forma inteligente como pagar qualquer tipo de item. Este ano será palco para o nascimento dessa e de muitas outras formas de pagamento, em que a virtualização dos pagamentos fará mais sentido, isto é, em um mundo altamente conectado. Por exemplo, o t-commerce (comércio a partir da televisão) poderá ser um formato adotado, aliando a conectividade das chamadas smart TVs à alta penetração desse tipo de mídia - que no Brasil está presente desde meados de 1960. “Imagine as pessoas sendo capazes de comprar utilizando a TV com a mesma facilidade com que mudam de canal. Isso é a tecnologia ajudando as pessoas a facilitarem suas atividades cotidianas”, finaliza o executivo. ***
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