Raio-X financeiro do consumidor: como seu e-commerce pode converter mais
No momento das compras, geralmente os consumidores têm à disposição diferentes formas de pagamento. Atualmente, grande parte dos brasileiros realiza compras a prazo e em parcelas, com ou sem juros. Uma pesquisa nacional feita pelo SPC Brasil investigou que 79% dos brasileiros que realizam compras em geral costumam utilizar essa forma de pagamento. O levantamento também revelou que o número médio de parcelas é definido pela quantidade máxima que o lojista permite sem a taxa de juros.
Pensando na relevância do assunto, decidimos destacar qual o perfil de consumidor que mais compra e paga parcelado atualmente no país.
O parcelamento é, sem dúvidas, uma das principais particularidades presentes no hábito de compra dos brasileiros. Ao contrário de outros países, o Brasil conta com uma grande quantidade de vendas à prazo, representando mais da metade das operações do varejo nacional. A cultura do parcelamento no Brasil é intensa e agrega muito ao perfil dos compradores brasileiros, espalhando-se nos últimos anos entre a preferência dos consumidores. Esse modelo de vendas parceladas já é bastante conhecido entre os brasileiros e ganhou relevância também entre os lojistas.
O “comprar agora e pagar depois” ganhou mais força depois do início da crise da Covid-19, com a imposição do isolamento social e outras medidas de restrição. Para não abandonar os hábitos de compras, muitos consumidores recorreram ao pagamento parcelado para adquirir produtos e serviços. Sem dúvidas, o perfil que mais predomina hoje no país é o do parcelamento sem juros através de cartão de crédito.
A pesquisa revelou que a população dá prioridade por compras parceladas na aquisição de bens mais caros, como eletrônicos, veículos e móveis. A opção permite que os consumidores consigam comprar o produto em seu preço total, que agora passa a ser viável para a sua realidade financeira. Esse cenário aponta que é importante que os lojistas se esforcem para oferecer formas de pagamento a prazo, sem comprometer a sua sobrevivência e se expor a riscos desnecessários. Conhecer o comportamento financeiro dos clientes é essencial para proporcionar um atendimento de qualidade e concretizar as vendas, sem expor a lucratividade do empreendimento.
Como grande parte da população tem preferência pelo pagamento por parcelamento, adquirir o produto ou serviço e pagar por meio de parcelas é fundamental que as empresas se adaptem diante desse contexto. O parcelamento é amplamente difundido no varejo tradicional e no online, representando uma alternativa interessante para aumentar os índices de conversão. O primeiro passo deve ser o de adotar diferentes modalidades de pagamento para atrair a maior quantidade de perfis de consumidores.
As opções de pagamento eletrônico também podem ajudar a melhorar o fluxo de caixa, já que eliminam custos, atrasos e riscos. É muito importante que os clientes tenham várias formas de pagamento disponíveis para ter mais comodidade e chances de compra. Até porque, no Brasil, o uso de dinheiro em espécie vem apresentando uma considerável queda. Para se adaptar diante do mercado, é essencial diversificar as formas de pagamento e optar pelas alternativas que simplificam os seus recebimentos.
Com o avanço da tecnologia e as mudanças no perfil do consumidor, a tendência é que as formas de pagamento evoluam cada vez mais na direção da transformação digital. Hoje, já é possível pagar por meio de QR Code ou por cartões de aproximação, por exemplo.
Os pagamentos digitais (feitos de forma online) são métodos tecnológicos que têm sido a escolha de grande parte dos brasileiros. A vantagem dessa forma de pagamento envolve a segurança e a facilidade na hora de finalizar uma compra. Ao abandonar os processos ineficientes, as empresas podem encurtar o ciclo de venda, aumentar a receita e reduzir suas despesas gerais. Ofertar opções diversificadas, portanto, é a melhor estratégia para continuar crescendo.
Assim, quanto mais meios de pagamento a empresa fornecer, maiores são as chances de obter diferenciação e melhor é a experiência dos clientes. Essa também é uma maneira de alavancar as vendas, independentemente do seu modelo de negócio e segmento no mercado.