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Quer vender mais? Saiba como a internet está a seu favor

Por: Frederico Foini

Formado em História pela Unifesp e graduando em Marketing pelo Mackenzie-SP. Já atuou como pesquisador, revisor e redator de textos. Hoje atua como Copywriter. Têm interesse por cultura, sociedade e economia.

Os negócios via web têm se mostrado bastante lucrativos nos últimos anos e isso não é nenhuma novidade. Saiba o motivo disso estar se tornando a nova tendência no mercado.

Durante os últimos anos, foi observado o que chamamos de “transformação digital”. Ou seja, uma verdadeira mudança no modo de vida das pessoas que teve a internet como principal pilar.

Necessidades advindas tanto do ponto de vista social, como no seu comportamento, como consumidores, passam, quase que sempre, pela mediação da internet.

Nos dias atuais, por exemplo, existe a facilidade de se comparar preços e serviços de forma muito mais rápida do que existia antigamente.

O consumidor passou a ter acesso a um mundo de opções e de avaliações de outros usuários antes do momento da
compra.

Este tipo de consumidor será o que moverá a economia nos próximos anos. De acordo com Philip Kotler, se trata de um consumidor que tem ações pautadas nos pilares da “conectividade” e da “colaboração”.

Dentro desse cenário, como posicionar o seu negócio? Se ele for uma loja física, por exemplo, como se destacar diante da concorrência?

Se você se encontra em meio a questionamentos desse tipo, aqui daremos algumas dicas que irão te ajudar nosso novo mundo.

Plataforma

Como não podia ser diferente, primordial é a seleção da plataforma na qual você implementará o seu site. Sempre usando como exemplo um empreendimento de e-commerce, é preciso pesquisar e escolher a que tenha o melhor custo-benefício.

Além disso, também é importante estar atento para a experiência do usuário. O que é isso? Trata-se da navegabilidade que o seu cliente terá no seu site.

Você precisa priorizar isso como um dos principais itens de seu planejamento.

Estratégia

Falando de planejamento, também é preciso destacar a importância do marketing digital para o seu negócio. Junto com a transformação digital, vieram estratégias para captar esses clientes que agora circulam com mais frequência na web.

Foi nesse aspecto que o profissional de marketing digital ganhou mais destaque. Você pode, por exemplo, implementar uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu site.

Ela te permitirá:

  • Reduzir custos;
  • Aparecer melhor nos mecanismos de busca;
  • Gerar valor para os seus clientes.

É incrível como hoje lojas físicas se tornaram apenas uma espécie de provador. Existem algumas lojas, hoje em dia, que já implementaram essa ideia. A proposta é vender online, mas mesmo assim possuir alguma loja ou local físico para o cliente apenas ver e provar os produtos.

Autoridade

Junto com as transformações, veio o aumento da concorrência. Diante de tantos benefícios e de um contato tão mais próximo com o cliente, a atuação na web se tornou um grande arcabouço de oportunidades para pequenas e médias empresas.

Da mesma forma, também passou a ser essencial que o seu negócio gere cada vez mais autoridade, para se posicionar à frente da concorrência.

Conheça bem o seu cliente

Por último e não menos fundamental, está a importância de conhecer o cliente, e o nicho que visa atingir.

Se você tiver uma loja de vestidos, por exemplo, precisa alinhar quais serão os perfis e personas que consumirão o seu produto. Nesse caso, seria voltado ao público feminino em busca de roupas de festas.

Conclusão

Essas estratégias te permitirão dar um norte ao pensar em abrir seu próprio negócio online, mas obtenha o máximo de conhecimento, contate pessoas para te ajudar a subir nesse barco de crescimento que o e-commerce vem proporcionando às empresas.

Mas também é sempre importante manter-se atento às suas estratégias para usufruir dessas vantagens da melhor maneira.