Logo E-Commerce Brasil

Quais são as melhores estratégias para potencializar as vendas da Páscoa no e-commerce?

Por: Felipe Macedo

Co-CEO da Corebiz. O executivo possui passagens pela Associação Seiva, Grupo Avansi e proprietário da empresa St. Mônica e mais de 16 anos de experiência no mercado.

A Páscoa está logo ali, e a expectativa da indústria para uma das datas mais relevantes entre os brasileiros no calendário é de crescimento de vendas, sobretudo nas plataformas de e-commerce.

Nos últimos anos, a principal mudança na comercialização dos produtos nessa época do ano aconteceu justamente no ambiente digital. É que o comércio eletrônico foi a saída certeira para o sucesso da Páscoa durante a pandemia. As lojas online se tornaram indispensáveis para os consumidores presentearem e comemorarem essa e tantas datas com o devido distanciamento, a praticidade e a agilidade almejadas. Do outro lado da moeda, os varejistas conquistaram ainda mais espaço para emplacar muitas estratégias.

Independentemente do segmento, a data pode ser uma ótima aliada do e-commerce. Conheça algumas estratégias.

Afinal, a Páscoa, além do significado cristão, não tem a ver apenas com chocolate. Para os empreendedores que “pensam fora da caixinha”, qualquer data sazonal, mesmo que não tenha ligação direta com o seu negócio, é uma boa oportunidade para elaborar campanhas criativas e se destacar frente à concorrência acirrada, potencializando o faturamento.

De acordo com a Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro, a Páscoa 2022 teve vendas online 8,8% maiores do que em 2021, o que gerou R$ 6,5 bilhões ao comércio eletrônico. O número de pedidos registrou alta de 10,6% em relação ao ano passado, totalizando 12,4 milhões de compras. Portanto, independentemente do segmento, a data pode ser uma ótima aliada. Quer apostar? Então, invista nestas estratégias.

Chamadas e promoções criativas

De fato, lojas virtuais que vendem ovos de Páscoa, chocolates, doces, embalagens etc. são mais propensas a aumentar o faturamento no período. Mas não quer dizer que o seu negócio, alheio a esses nichos, não poderá se destacar. Dentro ou fora do universo alimentício ou decorativo, a chamada visual é o que impacta e prende a atenção do cliente logo de cara. Por isso, deve ser criativa e direcionar ao seu produto de Páscoa, como: “O coelhinho voltou – Produtos com descontos exclusivos para você celebrar a Páscoa” ou “Melhor que chocolate? Só uma trend de outono para curtir com estilo a estação – Toda a loja com até 20% de desconto”, e assim por diante. Vale também incluir frete grátis ou redução no valor, pensar em combos de produtos (perfeitos para aumentar o ticket médio), brindes ou qualquer outro benefício exclusivo.

Divulgação em peso

Para que os consumidores sejam verdadeiramente impactados, é essencial divulgar suas campanhas, seja em mídia paga, seja em e-mail marketing ou em ações nas redes sociais. Ainda vale dedicar uma seção específica do e-commerce para os produtos e as promoções de Páscoa.

Visual temático

De nada adiantam as chamadas, as promoções e a divulgação das campanhas se a identidade visual não fizer o seu papel. É muito importante que esse quesito complemente a mensagem que está querendo passar para o cliente. Ou seja, o visual deve ser temático. Assim, a comunicação ficará completa.

Especialistas em e-commerce

Não se constroem resultados consistentes sem conhecimento e expertise, certo? Para isso, é necessário desenvolver as melhores estratégias e ideias de marketing e de vendas no ambiente online. Especialistas no assunto podem conectar insights, planejar o percurso, estabelecer metas e guiar todo o processo – antes, durante e depois do objetivo alcançado. Todos esses itens podem facilitar e agilizar a conquista de ganhos extremamente positivos. Que tal?