Logo E-Commerce Brasil

Por que anunciar na Meta dá certo para alguns e-commerces e, para outros, não

Por: Adriana Taissun

Sócia e Diretora de Contas na Agência Coruja

Sócia e Diretora de Contas na Agência Coruja, além de professora de Marketing Digital. Com quase 2 décadas de experiência, atua com foco em planejamento e gestão estratégica de projetos e equipes. Foi a responsável por estruturar a área de Social Media e Marketing Digital de grandes agências e de conceituadas marcas brasileiras e internacionais, dentro do setor de Marketing.

Ver página do autor

Anunciar no Facebook e Instagram, a rede Meta, pode ser um verdadeiro divisor de águas. Para alguns negócios, os anúncios trazem um fluxo constante de vendas e ROAS altamente positivos. Para outros, porém, o resultado pode ser frustrante, com gastos elevados e conversões que mal cobrem os cursos.

Tela de computador mostrando a interface do Meta Ads com logotipo e botão “Create ad”.
Imagem gerada por IA.

O que explica essa diferença? Por que, em alguns e-commerces, anunciar na Meta dá tão certo e, em outros casos, parece que o investimento foi jogado no lixo?

A resposta está em uma combinação de fatores, que vão desde estratégias e comportamento de compra do consumidor, até decisões de negócios.

Entenda, a seguir, no que você pode estar falhando para virar o jogo do tráfego pago!

O poder dos anúncios na Meta

A Meta é uma das principais fontes de tráfego para e-commerces, com uma taxa média de conversão em torno de 9,2% em todos os setores, chegando até a 10,2% no varejo e e-commerce.

Mas, como você já deve imaginar, o sucesso não acontece por acaso. Estudos revelam que um potencial cliente precisa ser impactado pelo seu anúncio, pelo menos, três vezes para que ocorra uma contribuição significativa na intenção de compra, com um limite semanal de duas exposições.

Essa repetição estratégica constrói confiança e familiaridade com o e-commerce, levando a um ROAS médio de 3-5x para campanhas bem otimizadas.

Outro fator-chave é o tempo de resposta no WhatsApp, quando o anúncio direciona o usuário para o aplicativo. Respostas em até cinco minutos podem elevar as conversões para 45-60%. Ou seja, se você não responde com agilidade e, claro, de maneira eficaz, sua taxa de conversão tende a cair.

Por fim, e-commerces que obtêm sucesso no Meta Ads não pensam nos anúncios isoladamente. Cada criativo faz parte de uma estratégia de marketing integrada, baseada em dados e testes, com adaptação contínua ao mercado e ao comportamento dos consumidores.

Cinco erros que podem estar prejudicando as suas campanhas

Por outro lado, muitos e-commerces desperdiçam orçamentos porque ignoram armadilhas comuns, como:

1. Segmentação sobreposta: quando você cria mais de uma campanha ou conjunto de anúncios com audiências similares, você sobrepõe os públicos e pode desperdiçar até 30% do orçamento com usuários sem interesse nos seus produtos. Evite públicos genéricos e prefira segmentações baseadas no pixel da Meta e em listas de clientes.

2. Sazonalidade do mercado: cada segmento possui uma sazonalidade, e não ajustar suas campanhas e orçamentos para datas relevantes, como Black Friday ou Dia das Mães, te fará perder negócios.

3. Precificação inadequada: anúncios que levam a páginas de produto com preços não competitivos causam abandono de carrinho em 70% dos casos. Se o anúncio promete uma oferta irresistível, mas o preço final decepciona, a confiança se perde, impactando futuras conversões.

4. Ignorar a otimização como um todo: otimizar anúncios no Facebook e no Instagram vai muito além de mexer na estrutura de campanhas da plataforma. É preciso considerar a experiência do cliente como um todo, avaliando pontos como o tempo de carregamento das páginas, opções de frete, tempo de entrega, qualidade do produto, SAC, entre outros.

5. Esperar milagres: muitos ainda esperam vendas imediatas ao investirem em tráfego pago. Sem testes, revisões estratégias, orçamento adequado e, principalmente, tempo para construir lembrança de marca, você continuará rasgando dinheiro.

    Anunciar na Meta é, sim, muito efetivo para e-commerces, desde que as campanhas estejam alinhadas à estratégia do negócio: público certo, timing sazonal, precificação competitiva e paciência para otimizar.

    Reveja os fundamentos para entender onde você está errando e elevar os seus resultados!