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O Telegram como ferramenta estratégica para o seu negócio

Por: Roberto Rocha

CMO da leadlovers. Formado em Marketing e Propaganda pela Universidade do Norte do Paraná, com MBA em Gestão de Negócios com o foco em Competências Comportamentais pela Business Behavior Institute of Chicago.

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas, mas com uma gama de recursos que o deixam em um nível diferente de seus concorrentes, principalmente o maior deles, o WhatsApp. O comunicador possui recursos que o tornam uma excelente opção para se ter um contato mais próximo e ágil com o cliente e já está sendo usado por milhares de pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil.

O aplicativo, assim como os que existem no mercado, envia mensagens de texto, vídeo, imagem e áudio. Porém, ele permite o envio de qualquer tipo de arquivo (mp3, zip, rar, doc, etc.), de até 1,5Gb cada, o que é uma vantagem sobre outros aplicativos. Ele é baseado em nuvem, o que significa que pode ser acessado por qualquer dispositivo que o usuário possui, como celular, tablet e computador, já que as mensagens ficam sincronizadas em todos eles.

O Telegram também tem a possibilidade de usar bots, ou robôs, para fazer determinada função, permitindo que a equipe de vendas ganhe tempo, por exemplo.

Personalização

Antes de mais nada, a conta deve ser personalizada no Telegram, com o nome da empresa. Isto permite que ela seja facilmente encontrada pelos usuários. Além disso, essa ação disponibiliza um link no site da empresa, para que as pessoas possam entrar em contato direto com a equipe.

Grupos

A criação de grupos é uma poderosa ferramenta que pode ajudar na estratégia de vendas da empresa. Cada grupo pode ter até 200 mil usuários, sendo uma imensa vantagem sobre os outros aplicativos do mesmo gênero, permitindo o envio de mensagens para uma grande audiência em uma mesma conversa.

Um grupo pode ser público, mas as visualizações de novos usuários podem ser limitadas, através de níveis, não permitindo que eles vejam todo o histórico da conversa. Isto facilita o gerenciamento das conversas para a empresa.

Além disso, o grupo pode ter vários administradores, auxiliando o controle por parte da equipe de vendas, podendo apagar mensagens, editá-las, controlar o fluxo dos usuários e fixar temas mais importantes. O Telegram permite que as mensagens enviadas sejam editadas após o envio, ou apagá-las para todos.

Bots

Os administradores dos grupos podem automatizar mensagens por meio de robôs. O Telegram já traz uma série de bots programados prontos para uso, mas eles também podem ser criados, para realizar funções diversas que atendam às necessidades específicas do negócio.

Entre as funções se destacam a criação de enquetes para os clientes, a customização de mensagens automáticas para as perguntas mais frequentes dos usuários, pesquisas no Google, informativo de taxas de câmbio e até o acompanhamento de e-mails.

Menções e Hashtags

O Telegram permite que o usuário seja avisado somente quando for mencionado no grupo, evitando a perda de tempo de ficar olhando sempre o que estão conversando por lá.

Outro recurso é o uso de hashtags, colocando o símbolo “#” antes da palavra que deseja usar, tornando-a clicável. Isto permite que o usuário encontre todas as mensagens que contenham aquela hashtag específica nas buscas.

Canais

Os canais são usados para transmitir conteúdo para grandes quantidades de pessoas, de forma pública ou privada. As mensagens enviadas levam o nome e foto usadas no canal, facilitando a identificação.

Marcar mensagens

Na correria do dia a dia, nem sempre aquela mensagem enviada pelo cliente pode ser respondida na mesma hora em que foi recebida e lida. O Telegram disponibiliza um recurso que permite marcá-las como “não lida”, facilitando encontrá-las para que sejam respondidas posteriormente.

Conclusão

O Telegram não foi criado como uma ferramenta de marketing. Porém, ele se encaixa perfeitamente na estratégia de qualquer empresa, permitindo que a mesma interaja com o seu público de forma mais fácil e ágil, fortalecendo a marca e estreitando o relacionamento com os usuários.


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