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O que é pagamento parcelado para e-commerce e quais as vantagens?

Por: Dani Zeidan

Atua na Zoop como Business Development & Relationship Manager Leader. Possui atuação nas áreas de Relacionamento, Marketing e Comercial. Sua carreira foi construída em empresas de médio e grande porte nos setores de Telecom, Tecnologia, E-commerce, Meios de Pagamento e Financeiro.

O pagamento parcelado é aquele cujo valor total de uma compra é dividido em partes menores no momento da cobrança. Na prática, significa que o cliente adquire o item e/ou serviço desejado e não precisa pagar por ele de uma única vez.

O pagamento parcelado é uma opção muito vantajosa para quem paga e para quem recebe. Confira 11 benefícios e como oferecer no seu e-commerce.

Existem diversos motivos pelos quais as pessoas optam por parcelar as compras. Alguns dos mais comuns são:

– adequar o valor da aquisição ao orçamento pessoal;

– ter acesso à compra de produtos com valores elevados;

– aproveitar os benefícios do programa de recompensas do cartão de crédito.

Apenas para você ter uma ideia desse cenário, um levantamento da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, revelou que 62,3 milhões de brasileiros têm compras parceladas no cartão de crédito.

Ou seja, essa é uma maneira de adquirir bens e serviços que faz parte da vida dos consumidores – podendo, inclusive, ser considerada uma das formas de pagamento mais usadas no nosso país.

Apenas esse ponto de vista já deixa claro por que o parcelamento precisa ser uma das alternativas de pagamento do seu e-commerce.

Quanto a isso, vale destacarmos que oferecer pagamento parcelado no comércio eletrônico é uma ótima maneira de atrair e fidelizar clientes, melhorar a experiência de compra e atender às necessidades e preferências do seu público-alvo.

Essa estratégia ajuda a, por exemplo, diminuir o número de carrinhos abandonados, evitando que você perca volume de vendas e faturamento.

Mas existem diversas outras razões pelas quais é importante incluir essa forma de pagamento na sua loja virtual.

Neste artigo, falaremos quais são essas razões, as vantagens do parcelamento para quem compra e para quem vende, como funciona o recebimento dos valores parcelados e muito mais.

Siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre esse tema agora mesmo!

O que é pagamento parcelado?

O pagamento parcelado é aquele que permite a diluição do valor total de uma compra, dividindo essa quantia em parcelas menores e mais acessíveis para quem está comprando.

Entre as formas de pagamento que podem (e devem) ser oferecidas para os clientes, o parcelamento está na lista dos preferidos dos brasileiros, e existem inúmeras pesquisas que comprovam isso.

Por exemplo, segundo outro levantamento do SPC Brasil, 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras.

Informações do Datafolha, divulgadas em uma reportagem do portal Metrópoles, mostraram que 75% das pessoas que usam cartão de crédito parcelam as compras realizadas, especialmente nas aquisições online.

Já a pesquisa “Meios de pagamento 2022”, do Opinion Box, constatou que 42% dos clientes parcelam suas compras sempre que possível.

Esses números são algumas provas da preferência dos consumidores brasileiros pelo parcelamento e, por si só, já deixam evidentes os motivos pelos quais essa forma de pagamento deve ser inserida no seu e-commerce.

Por que oferecer pagamento parcelado?

Certamente, atender às preferências dos clientes é uma das principais razões pelas quais a oferta de parcelamento é tão importante para o varejo. Ao fazer isso, evita-se perder boas vendas e, consequentemente, lucratividade e espaço no mercado de atuação.

Somado a isso, não ter essa alternativa no seu comércio eletrônico pode comprometer o relacionamento da sua empresa com os clientes. Essa constatação pôde ser extraída da mesma pesquisa do SPC que acabamos de citar, a qual revelou que 28% dos entrevistados afirmaram ser “ruim” não poder parcelar as compras.

E, para você ter noção mais clara da importância dos meios de pagamento no fluxo de vendas, uma pesquisa do portal Gente/Globo mostrou que 80% dos consumidores confirmam que já desistiram de comprar de uma determinada loja porque não podiam pagar da maneira que queriam.

Inclusive, esse é o mesmo percentual apontado no Relatório de Tendências da Zoop, fintech líder em serviços financeiros, no que se refere à quantidade de pessoas que deixam de adquirir algo quando não encontram o meio de pagamento favorito.

11 vantagens do pagamento parcelado para quem vende e quem compra

Resumindo o que acabamos de dizer, é possível concluir que oferecer pagamento parcelado no seu e-commerce é importante para:

– atender às atuais necessidades e preferências dos consumidores;

– evitar a perda de boas vendas;

– não impactar negativamente o relacionamento da loja com o público-alvo;

– manter seu comércio eletrônico competitivo no ramo de atuação.

Porém, existem diversas outras vantagens que essa forma de pagamento gera, e esses benefícios podem ser sentidos tanto por quem vende quanto por quem compra. Confira, agora, os principais.

Para os clientes

– Conseguir adquirir itens de valores elevados

– Ter a chance de fazer aquisições emergenciais

– Adequar o valor da compra ao orçamento pessoal

– Aproveitar ofertas sazonais

Conseguir adquirir itens de valores elevados

Existe uma gama de produtos cujos valores são elevados. Muitos, inclusive, com preços finais superiores ao que boa parte dos brasileiros tem livre no orçamento para usar durante o mês.

Estamos falando de, por exemplo, equipamentos eletrônicos, como smartphones e computadores, automóveis, viagens, cursos, especializações e contratação de alguns serviços, como buffet para festas, entre vários outros.

Um dos melhores e mais indicados caminhos que essas pessoas têm para adquirir o que precisam e/ou desejam, quando o valor está acima de suas posses, é por meio do pagamento parcelado do valor total da compra.

Ter a chance de fazer aquisições emergenciais

Em uma cenário semelhante, é comum as pessoas terem problemas que resultam na necessidade de aquisições emergenciais.

Por exemplo, uma máquina de lavar que quebra, e não tem mais conserto, exige que um novo equipamento seja comprado no menor tempo possível, mesmo que não haja orçamento para isso.

Novamente, o pagamento parcelado se torna uma das melhores saídas para os consumidores que estão passando por situações como essa.

Adequar o valor da compra ao orçamento pessoal

Há também momentos em que o cliente apenas quer organizar melhor as contas pessoais, evitando gastar de uma única vez todo o dinheiro que tem disponível.

Nesse caso, o parcelamento também é uma ótima opção, pois permite a compra do produto ou serviço desejado sem que todo o orçamento seja comprometido.

Aproveitar ofertas sazonais

Quando seu e-commerce faz uma grande oferta, nem sempre o público-alvo está com dinheiro disponível para aproveitar a oportunidade. Porém, dependendo do que está sendo oferecido e das condições, as pessoas não querem perder a chance, concorda?

Em cenários como esse, o pagamento parcelado se torna vantajoso para ambos os lados.

Afinal, o cliente poderá se beneficiar da oferta que seu comércio eletrônico está fazendo, e você consegue novas conversões de venda, decorrentes de compras não programadas.

Para o e-commerce

– Elevação do volume de vendas

– Aumento do ticket médio

– Previsibilidade de receita

– Possibilidade de antecipar recebíveis

– Redução da inadimplência

– Conquista de um diferencial competitivo

– Entrega de uma experiência de compra melhor para os clientes

Elevação do volume de vendas

Seguindo a linha de raciocínio do último benefício que citamos do pagamento parcelado para os clientes, seu e-commerce tem a chance de elevar o volume de vendas por dois motivos principais:

– disponibilizar uma das formas de pagamento preferida dos consumidores;

– fomentar a realização de compras não planejadas.

No primeiro caso, você evita um dos problemas que citamos logo na abertura deste artigo, que é a desistência do comprador em potencial por não encontrar o método e/ou a forma de pagamento preferida.

Já o segundo se refere à criação de um cenário no qual o consumidor não deixa de comprar algo que deseja, ainda que esteja sem dinheiro no momento para isso, a fim de aproveitar um bom desconto ou oferta.

Em ambos os casos, você diminui a taxa de abandono de carrinho e aumenta o faturamento do seu negócio.

Aumento do ticket médio

Lembra que comentamos que, comumente, o parcelamento é usado pelos compradores para adquirir itens de valores elevados? Pois bem, essa possibilidade se torna uma maneira de aumentar o ticket médio do seu negócio, visto que dá aos clientes a chance de comprar produtos ou contratar serviços mais caros.

Por sinal, essa forma de pagamento é bastante interessante de ser atrelada às estratégias de upsell e cross sell.

Previsibilidade de receita

Com o parcelamento, sua gestão financeira também é aprimorada. Afinal, você tem a certeza de quanto receberá nos próximos meses.

Essa condição gera muito mais segurança nas tomadas de decisão, contribui para melhorar o fluxo de caixa, abre caminho para direcionar investimentos focados no crescimento do negócio e assim por diante.

Possibilidade de antecipar recebíveis

Outra importante vantagem para a saúde financeira do seu e-commerce é poder antecipar recebíveis.

A antecipação de recebíveis, como o próprio nome sugere, consiste no recebimento adiantado de quantias vindas de vendas realizadas via cartão de crédito e boleto bancário.

De maneira bem resumida, funciona como uma espécie de empréstimo realizado diretamente com a credenciadora ou intermediadora dos seus meios de pagamento, ou por empresas financeiras que oferecem esse serviço.

No caso, você recebe os valores das vendas parceladas antes da data, mediante o pagamento de taxas e juros. Mas ainda que haja essa cobrança, esse recurso tende a ser mais interessante do que solicitar crédito junto a bancos.

Redução da inadimplência

Ao parcelar uma venda no cartão de crédito – que é um dos meios de pagamento mais usados para isso -, você tem a certeza de que receberá o valor, ainda que ele não caia imediatamente na sua conta.

Essa garantia existe porque a operação é realizada diretamente entre o cliente e a instituição financeira emitente do cartão, sendo essa a responsável pelo fornecimento do crédito e repasse da quantia para sua empresa.

Em caso de não pagamento da fatura (inadimplência), é a operadora do cartão que realiza a cobrança do cliente devedor, e não seu negócio.

Conquista de um diferencial competitivo

Quanto mais formas e meios de pagamento o e-commerce oferece, mais atrativo e interessante se torna para os consumidores. Com isso, sua loja virtual conquista um importante diferencial competitivo e sai na frente dos concorrentes que não trabalham dessa maneira.

Entrega de uma experiência de compra melhor para os clientes

Outra importante vantagem do pagamento parcelado – que, inclusive, ajuda a melhorar a imagem da sua empresa -, é a entrega de uma experiência de compra melhor para os clientes.

Isso acontece decorrente da soma de vários fatores que citamos até aqui, a exemplo da liberação da forma de pagamento preferida do seu público-alvo.

Com essa possibilidade, seus consumidores têm uma jornada de compra muito mais satisfatória, com um checkout online mais fluido, otimizado, prático e sem atritos.

Quais meios de pagamento permitem parcelamento?

São vários os meios de pagamento que permitem parcelamento. De acordo com o levantamento da CNDL e do SPC Brasil, já mencionado aqui, o preferido dos brasileiros é o cartão de crédito, usado por 71% dos consumidores.

Em seguida estão:

– crediário (6%);

– cartão da loja, ou seja, cartão private label (6%);

– cheque pré-datado (1%).

Mas se formos listar todos os métodos de pagamento que viabilizam parcelamento, temos uma lista com soluções tradicionais e mais modernas, que são:

– cartão de crédito;

– boleto bancário;

– link de pagamento parcelado;

– Buy Now, Pay Later;

– Pix parcelado.

Cartão de crédito

Um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros, o cartão de crédito também é a primeira opção que surge à mente quando o assunto é parcelamento de compras.

Para você ter uma visão mais ampla do uso desse método no Brasil, segundo dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços, 2022 fechou com R$ 2,1 trilhões transacionados apenas na função crédito. Essa quantia representa um aumento na utilização de 29,4% em comparação ao ano anterior.

Considerando somente as compras remotas – ou seja, as realizadas via internet, aplicativos móveis e afins -, o cartão de crédito foi responsável por transacionar R$ 679,5 bilhões em 2022, um aumento de 23,5% também em relação ao ano antecedente.

O cartão de crédito tem a vantagem de ser prático e simples de ser utilizado. Porém, ainda assim, tem alguns pontos negativos, tais como:

– nem todas as pessoas têm acesso a cartão de crédito;

– o limite fica comprometido quando é feita uma compra parcelada, sendo liberado somente conforme as faturas são pagas;

– diversos consumidores ainda têm receio de informar os dados do cartão em compras online.

Por isso, é vital que seu comércio eletrônico trabalhe com outras opções de pagamento parcelado para usufruir de todas as vantagens dessa opção e, também, oferecer os benefícios aos seus clientes.

Boleto bancário

Nesse contexto, o boleto bancário pode ser uma ótima alternativa ao cartão de crédito. O motivo é que, mesmo sendo visto por alguns como um recurso obsoleto, essa é uma excelente opção para atender ao público desbancarizado, e aquelas pessoas que, como dissemos, não sentem segurança em inserir dados de pagamento em plataformas de venda.

Por motivos como esses, a taxa de conversão de boletos se torna bem importante para o aumento do volume de vendas e faturamento de um e-commerce, pois evita que negociações importantes sejam perdidas.

Mas, apesar desse cenário promissor, o boleto bancário tem algumas desvantagens, que é o alto potencial de inadimplência.

Afinal, os títulos de cobrança serão emitidos e enviados para o cliente, seja de uma única vez, seja periodicamente até o final das parcelas. Todavia, seu negócio não tem nenhuma garantia de que serão pagos pelo devedor.

Link de pagamento parcelado

O link de pagamento parcelado consiste na geração e no envio de um endereço eletrônico para o cliente, no qual estão inseridas todas as informações relativas à cobrança, como: valor da compra, data de vencimento, quantidade de parcelas etc.

Esse link pode ser utilizado para pagamentos parcelados via cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Ele tem diversas vantagens, sendo as que mais se destacam:

– atende extremamente bem o comércio eletrônico, mesmo aqueles que não têm plataformas de vendas próprias, como sites e aplicativos, e trabalham, por exemplo, apenas nas redes sociais;

– favorece o atendimento de clientes que preferem não informar seus dados de pagamento em compras virtuais;

– contempla diferentes meios de pagamento, expandindo o leque de ofertas do seu negócio;

– fomenta a realização de compras não programadas.

O processo de como criar link de pagamento parcelado pode variar de acordo com a plataforma de pagamentos online utilizada.

Entretanto, em linhas gerais, o passo a passo de geração desse endereço eletrônico de cobrança costuma ser:

– acessar a plataforma de pagamentos, entrando com o login e a senha cadastrados anteriormente;

– procurar no dashboard a opção “links de pagamento”;

– inserir as informações de cobrança solicitadas;

– gerar link de pagamento parcelado e enviar para o cliente pelo canal de atendimento escolhido, que pode ser aplicativo de troca de mensagens como o WhatsApp, SMS, e-mail, chatbot, entre outros.

Buy Now, Pay Later

O Buy Now, Pay Later é uma forma de parcelamento que dispensa o uso de cartão de crédito. Por isso, é uma excelente alternativa para atender os clientes que não dispõem ou não querem usar esse método de pagamento em compras online.

Podemos dizer que o BNPL, como também pode ser chamado, é a modernização do antigo e conhecido carnê, visto que o parcelamento da compra acontece eletronicamente.

Para o seu comércio eletrônico, entre as diversas vantagens de trabalhar com Buy Now, Pay Later estão:

– possibilidade de atender a diferentes grupos de consumidores, incluindo os desbancarizados;

– seu negócio tem a chance de oferecer parcelamentos sem cobrar multas e/ou juros, tornando-o muito mais atrativo para os clientes;

– as regras de divisão de valores são definidas por sua empresa, permitindo alinhar os parcelamentos à sua estratégia financeira e de vendas;

– fomento para aquisição de produtos e serviços com valores elevados, sem comprometer o limite do cartão de crédito do cliente;

– acréscimo de um significativo diferencial competitivo para seu comércio eletrônico.

Pix parcelado

Seria até dispensável comentar que o Pix se tornou um dos meios de pagamento preferido dos brasileiros, com adesão crescente dia após dia, concorda?

Entre as diversas funções do sistema de pagamentos instantâneo que estão sendo liberadas pelo Banco Central desde o lançamento dessa solução, uma das previstas nessa agenda é o Pix parcelado.

Oficialmente nomeado como Pix garantido pelo órgão regulador, esse recurso funcionará de maneira semelhante ao cartão de crédito, permitindo o parcelamento de compras diretamente por esse sistema.

Ainda sem data prevista de lançamento, vale a pena manter o Pix parcelado no seu radar, visto que ele é mais um meio de pagamento que ajudará a atender a diferentes grupos de consumidores.

Somado a isso, ele tem a vantagem de ser extremamente prático e seguro para quem paga, além de liberar o valor da parcela na conta do recebedor em bem menos tempo e com custos operacionais bastante reduzidos em comparação a outras soluções.

Como funciona o recebimento do pagamento parcelado no e-commerce?

O funcionamento do recebimento do pagamento parcelado no e-commerce depende de dois fatores principais:

– meio de pagamento escolhido para essa oferta;

– plataforma de pagamento online usada pelo comércio eletrônico.

Por exemplo, no caso do cartão de crédito, você receberá o valor também parcelado, seguindo o número de parcelas escolhido pelo cliente. A data de compensação varia conforme o contrato firmado com a instituição intermediária contratada para viabilização desse serviço.

Aqui, vale considerar que, comumente, há o desconto das taxas operacionais. Isso significa que, se forem lançadas em cada parcela, a quantia que entrará na sua conta não é a mesma que foi paga pelo cliente. Por esse motivo, é essencial ter uma boa gestão financeira, a fim de evitar prejuízos monetários com a prática dessa oferta.

Ainda sobre o cartão de crédito, você tem a chance de antecipar recebíveis, conforme comentamos neste artigo. Ao fazer isso, o fluxo de recebimento de pagamentos parcelados também muda.

Os prazos de compensação dos links de pagamento também diferem para cada meio de pagamento usado, assim como entre as plataformas utilizadas para essa gestão.

O Buy Now, Pay Later segue as regras definidas pelo seu negócio. Mas, de qualquer forma, o valor só cai na sua conta quando o cliente paga a parcela.

Por fim, o Pix parcelado seguirá o mesmo fluxo do tradicional. Ou seja, a expectativa é de que o valor caia instantaneamente na conta do recebedor. Porém, considerando o intermediário utilizado, pode haver um intervalo entre o pagamento feito pelo cliente e a compensação na sua conta.

Assim, o interessante é usar uma solução de Pix para empresas que otimize esse tempo, a exemplo das que trabalham com D+1, que significa que a quantia é liberada para você um dia após o cliente efetuar o pagamento.

Enfim, não se esqueça de que o pagamento parcelado é uma ótima alternativa a ser oferecida para seus clientes, que traz diversas vantagens para eles e para o crescimento do seu e-commerce.